"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

NO MUNDO NADA SE CRIA... PARTE. 3.

Your comment You are on Técnicas Edit posts?

Guarda Aranha- E uma técnica muito usada no Jiu-jitsu brasileiro, dominando so braços do oponete com os pés no bícips, quem ultiliza essa técnica parece uma aranha atacando suas vítimas. Essa técnica já era conhecida nas competições da Universsídade de Tóquio, isso em 1920.


























Chave-de -pé Americana.
Hoje essa técnica é muito usada nos campeonatos de Submission, isso devido a influência da Luta-livre Brasileira. Técnicas como essa já eram conhecidas e usadas no Pro-wrestling e Judô, atualmente voltou a ser usada no Jiu-jitsu devido ao crescimento dos eventos de Submission.
Antes do crescimento desses eventos, técnicas como essa eram tidas como "apelativas" ou "coisa de suburbano" no Jiu-jitsu.























Chave-de-joelho reta.
Essa técnica eu retirei de um livro antigo de Judô, hoje essa técnica é tida como "golpe de Jiu-jitsu" até mesmo por judocas, mas como podemos observar na foto ao lado,  é uma técnica de Judô, podemos encontrar essa e outras técnicas tidas como técnicas do Jiu-jitsu Brasileiro no livro 'Judô the Art of Defence and Atack " de Feldenkrais escrito em 1965.
A mesma técnica usada por Frank Mir contra Brock Lesnar no UFC. Essa técnica também é muito usada na  Luta-livre Brasileira e em torneios de Submission.

















Chave-de- Cervical.
Muito usada na Luta-livre no Brasil, também é encontrada no Jiu-jitsu e MMA.
Ao lado, temos uma foto atual da técnica emuma espécie de treino de submission ou MMA.

Logo abixo, a mesma técnica retirada do livro de Judô de 1965.










Judô the Art of Defence and Atack , de Feldenkrais escrito em 1965.











Abaixo, a mesma técnica usada nos videos do Judô Kosen.
Por volta de 1910 começou um movimento dentro das universsidades de Tóquio onde se treinavam Judô com muita ênfase na luta de solo.













 Chave-de-braço reta.
É a famosa Ude-gatame do Judô. Ao lado uma garota aplicando a técnica em Renzo Gracie.

Essa técnica era comum até nos estilos tradicionais de Jujutsu Koryu.
Abaixo a mesma técnica em um antigo manual de Judô.






























Chave-omoplata
Técnica muito conhecida no Jiu-jitsu Brasileiro.
Abaixo temos a mesma técnica usada nos videos de instruções da Universsidade de Tóquio.





No Judô essa técnica é conhecida como Sankaku-Ashi-Garami.
Muitas dessas técnicas são consideradas inovações do estilo brasileiro de Jiu-jitsu, mas a verdade é que técnicas assim eram febre nas competições do Kosen. Algumas dessas técnicas foram proibidas no Judô moderno devido as regras da FIJ, outras foram simplesmente esquecidas pelos judocas atuais.




















Chave Americana ou Chave Kimura.

"Americana" devido a ser muito usada nos eventos de Pro-wrestling americano.
Chave Kimura foi como ficou conhecida no Brasil devido a vitória do japonês Kimura sobre Hélio Gracie em 1955. No Judô é conhecida como Ude-garame, ao lado Kimura demonstrando a técnica em um uke, Sakuraba tenta aplicar a mesma técnica em Ryan Gracie no antigo Pride.









Chave de braço forçando na lateral.


Apoiando o joelho sobre o oponente prende-se o braço quando o mesmo tenta empurra-lo para sair da posição, essa técnica é conhecida no Judô como Ude-gatame, também é encontrada em outros estilos de luta, na foto acima, uma demonstração do Jiu-jitsu Brasileiro, abaixo, Mataemon Tanabe no livro Judô Kyohan de 1915.


















 Guarda de La Riva-Gurada chamada assim no Brasil por ter sido "criada" por Ricardo de La Riva, um dos maiores guardeirosa do Jiu-jitsu brasileiro...
Abaixo, a mesma técnica sendo demonstrada por judocas do Kosen...








« Previous
 
Next »
 

15 comentários:

O site do Elton, cada vez melhor. Ainda bem, com tanta porcaria na NET, tem horas que a gente nao aguenta. Parabens Elton.

Seu blog é maravilhoso. Gosto muito do judô praticado como arte marcial e sou praticante de Jiu-Jitsu brasileiro e por isso gostei especialmente do seu último post sobre guarda aranha e luta de solo. Parabéns e muito sucesso a você.
Ricardo http//:jiujitsuuberlandia.wordpress.com

Unknown | 10 de setembro de 2011 às 08:11 Reply |

Valeu gente,estou tentando postar uns videos e outras fotos, mas estou sem tempo, continuarei a atualizar o tópico...

E ai cara tudo bem,Estou muito feliz em ver um colega professor conhecedor das artes marciais.

Visite o meu site:

http://www.wix.com/wajitsujudo/jiujitsu

faleu!!!! Dino

Olá, gostaria de saber qual é o nome da guarda criada por De La Riva e aplicada no judô Kosen.

Ótimo blog.

O nome da Guarda De la Riva aplicada no judô é Do-osae, a tradução livre é algo como imobilização de tronco ou quadril, existem aí as variações...

Professro Dino, visitei o site, ótima página, parabéns pelo trabalho com o judo e jiu-jitsu, estamos juntos, oss!

Anônimo | 4 de outubro de 2011 às 23:19 ¿Responder? |

Muito bom site , creio que seja o melhor informativo sobre Judô em língua portuguesa , no mínimo .

Mas sinto uma falta de uma informação a respeito da suposta influência do 'fusen ryu' nas técnicas de solo da Kodokan .

Uns disse que foi uma tática de jogo exclusiva do Tanabe Mataemon , e que o Fusen não seria tão especialista em solo ( videos moderno no Youtube confirmam isso ), j[a outros dizem que o 'fusen grappling' era a escola fusen ryu do Mataemon , mas que não existe mais , restando apenas as que não se especializaram em solo .

Para efeito informativo , envio esse link sobre um texto em pdf a respeito de comentários do Mataemon sobre o 'seu' Fusen-ryu .

http://www.sydhoare.com/FUSEN.pdf

Se não for inoportuno , gostaria , caso saiba , mais informações sobre esse estilo .

Afinal , 'grappling' fusen ryu existiu mesmo ou foi só malandragem tática do Tanabe Mataemon ?

Abraço , e continue mantendo vivo esse blogue sensacional .

Mataemon Tanabe e o Fusen-ryu.

Até onde pude chegar, o que percebi foi que Tanabe criu esse método de lutar de "costas no chão", ne-waza como conhecemos hoje não era comum nos estilos japoneses, existia muito katame-waza, técnicas onde você controla um oponente armado de punhal, ver Kime-no-kata do judô...
Tanabe fala em um texto que aprendeu a lutar com seu pai e seu avô, que seu pai o cobrava muito para ser o melhor, ele começou a participar de desafios em cidades ou vilas próximas a dele, ele fala que começou a treinar defesas de chaves de braços, que sempre saia com os braços estalados dos treinos, com essa referencia, podemos notar que ele já fazia treinos livros como o randori do judo, não baseava seu sistema de luta no kata tradicional, mas ia logo para a prática, assim como era feito no kodokan...
Ele também fala que aprendeu jujutsu ( aqui ele não fala o nome da escola, mas provavelmente era o fusen mesmo) e judô!!!!
O judô estava crescendo demais naquela época no Japão, talvez ele tenha visitado o Kodokan, ou aprendido com alguém próximo, isso pode dar uma idéia do que ele pode ter desenvolvido através dos treinos livros que viu ou aprendeu através da prática ou teoria do judô, isso é opinião minha, uma teoria apenas, baseio isso pois a metodologia do fusen-ryu era técnicas pré-determinadas, ou seja, katas...de onde foi que Tanabe tirou o treino livre ??
Uma outra coisa, ele deve ter se preparado muito para desafiar o Kodokan, sabia exatamente o que estava fazendo, ele simplesmente puxava o oponente para o chão e "neutralizava' na guarda até finalizar com um golpe qualquer de ne-waza.
Esses desfios duraram anos, talvez uma década, mas Tanabe sempre saia na vantagem, o Kodokan fez um projeto através de Hajime Isogai para sanar a falha na luta de solo, eles treinaram muito, desenvolveram muita coisa, tiveram ajuda de outra escola para isso, a Taknouchi-ryu...só sei que no final desse embate Tanabe acaba empatando com um representante do Kodokan, acho que foi o Hajime Isogai mesmo, alguns textos dizem que ele correu o tempo todo da luta, que só declarado "empate" devido o juiz da luta ser do Kito-ryu...vai saber, só sei que depois disso Tanabe se junta ao Kodokan, passa seus manuscritos e secredos para Kano.
Oque sabemos é que o Fusen-ryu era completamente diferente daquilo que Tanabe fazia, ele desenvolveu um estilo novo de lutar justamente para vencer oponentes maiores e mais fortes, ele era franzino, o currículo do Fusen-ryu é algo mio que parecido com os antigos ryus, técnicas de esquivas e torções em pé..nada parecido com o que Tanabe fazia, isso ele criou para brigar em desafios.Estou ewscrevendo sobre isso, logo postarei...
Abração

Anônimo | 29 de outubro de 2011 às 05:56 ¿Responder? |

Exatamente isso que eu penso . Foi malandragem , no sentido de improvisação mesmo , do Tanabe, digamos que ele praticamente criou um 'novo budô' a aprtir do Fusen e das , possivelmente , espionagens nas técnicas da KOdokan que retribuiu a malandragem , improvisando e aprimorando técnicas do Takenouchi-ryu , que acredito que também não tinha técnicas de ne-waza tais como se conhecem hoje , mas talvez , algo bem próximo disso no qual a Kodokan trabalhou em cima para desenvolver novas técnicas de chão .

Para terminar , digo espero ansiosamente pela sua matéria sobre o feitos de Tanabe em relação ao que era o Fusen-Ryu ,e aproveito para ter perguntar uma coisa .

Surgiu uma federação mundial de Judô , rival da IJF , a WJF ( World Judo Federation ) criado , segundo eles , depois dos desmandos ditadores do atual presidente da IJF e no site deles tem referências ao movimento 'Renascença' do Judo , será que é uma nova esperança para o soerguimento do antigo Judo tradicional de Jigoro Kano ou nova 'pilantragem' sob nova roupagem ?

Abraço . E continue nessa pegada firme , Elton .

Unknown | 11 de novembro de 2011 às 10:30 Reply |

Não sabia disso não...mas a verdade é que algo tem que ser feito pelo judô, a coisa esta cada vez mais feia, o materialismo tomou conta...vou dar uma olhada nessa World Judo Federation e volto para comentar...
abração

Anônimo | 14 de novembro de 2011 às 04:50 ¿Responder? |

Valeu, Elton, vale a pena dar uma olhada no site deles. O primeiro congresso deles foi aqui no Brasil.

http://www.worldjudofederation.org/

E um detalhe , num site americano de Judo , o administrador escreveu sobre a máfia da IJF , e da federação européia EJU ,e das mutilações que elas promovem ao Judo promovendo uma debanda ( 'mover over' )dessa federação propondo a criação de uma nova .

E falou da origem da WJF , formada pelo pessoal da União Panamericana de Judo , depois que esta foi chutada da IJF , com dapoioo pessoal da 'USA traditional Kodokan Judo' .

Nesse texto cujo link vou postar no fim , o cara parece depositar as esperanças na WJF , e um representante da mesma comentou o texto falando um pouco desta federação e me pareceu que os caras querem mesmo , pelo menos no discurso oficial , 'resgatar as raízes' do Judo .

Eis o link , em inglês :

http://betterjudo.com/move-over-ijf/

Será que , agora vai ?!

Abração para ti também , Elton.

Unknown | 16 de novembro de 2011 às 15:19 Reply |

Velho, só resta fazer nossa parte, a FIJ é puramente materialista, ou seja, só penssam em grana, nada mais...
Aproveito para te convidar a participar de nossa comunidade no Orkut, http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11125734
Muita informação, e o pessoal muito gente boa, lá a gente fala sobre tudo, sem tabú...
No Facebook, http://www.facebook.com/profile.php?id=100002143613016#!/groups/135012576569062/

Fazemos nossa parte, vamos ver no que vai dar essa nova Federação, já começou bem em se juntar com o pessoal do Judô Tradicional dos EUA.
Abração

Anônimo | 17 de novembro de 2011 às 05:32 ¿Responder? |
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo | 17 de novembro de 2011 às 06:00 ¿Responder? |

Valeu , Elton . Eu já partico da comunidade como leitor , estou fazendo uma 'leitura escaneada' desde os primeiros tópicos e aprendendo muito .

E ainda sobre a WJF , se o movimento de renascimento do Judo tradicional estiver mesmo envolvido , então eu nutro otimismo por isso .

Abraços.