"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

A derrota de Ito na América. (Tradução Flávio Almeida)


Uma pessoa arguiu sobre o uso do Kodokan judo durante competições contra boxeres amerinacos e/ou wrestlers. O questionador falou de recente luta entre Tokugora Ito, judoca um quinto dan e um wrestler americano Ad Santel (Ed. Note: Essa luta ocorreu em São Francisco em 5 de fevereiro de 1916). O questionador disse que a derrota do Sr. Ito nesta luta entre estilos teria refletido negativamente no judô Kodokan. Para prevenir tal depreciação o questionador recomendou a proibição de tais lutas.

O Kodokan respondeu que permitia lutas mistas contra boxers e wrestlers, para fins de pesquisa, porém proibia tais confrontos quando tivessem como finalidade o ganho financeiro ( isso joga por terra toda aquela estórinha de que o Kodokan não aceitava confrontos contra outros estilos de luta). Sobre esta luta o Kodokan enfatizou que o Sr. Ito está fora do Japão há anos e que a falta de oportunidade para treinar com oponentes fortes contribuiu para sua inabilidade judoística. Ademais, o seu quinto dan não significa que seu conhecimento seja o do melhor judô. Na verdade, seu quinto dan representa a metade do caminho entre o primeiro e o décimo dans. Além disso,o Kodokan concluiu que a derrota do Sr. Ito não refletiu negativamente na eficácia das técnicas do judô, mas ao revésna pobre performace do Sr. Ito.

ota do Editor: Apesar de haver teoricamente dez graus no Kodokan judô, a primeira promoção a décimo grau foi a de Yoshiaki Yamashita postumamente em outubro de 1935. Em 1911, o kodokan possuía dois sétimo dan, três sexto, seis quinto, treze quarto dan, 120 terceiro dan e 750 primeiro dan. Fonte: Um relatório preparado pelo diretor do Kodokan , Sajujiro Yokoyama e citado por Paul Nurse num manuscrito não publicado de seu artigo, os pioneiros do Kodokan judô: 1882-1938.”

Ito in Judo 1916 pp 84 and 85

Ito in Judo 1916 pp 86 and 87
Para Santel (1887-1966), em que pesem as fonts japonesas o descreverem como um gigante ele media 5’9’’, e seu melhor peso esteve por volta de 175-180 libras. E como mostra a tabela seguinte, ele normalmente se saia bem contra judocas.
Opponent Date Location Result
Senryuken Noguchi November 30, 1915 San Francisco Win for Santel
Tokugoro Ito February 5, 1916 San Francisco Win for Santel
Tokugoro Ito June 10, 1916 San Francisco Win for Ito
Taro Miyake October 20, 1917 Seattle Win for Santel
Daisuke Sakai November 2, 1917 Seattle Win for Santel
Reijiro Nagata March 5, 1921 Tokyo Draw
Hikoo Shoji March 6, 1921 Tokyo Draw
Hitoshi Shimizu March 1921 Nagoya Win for Santel
Tsutao Higami July 4, 1925 Hilo Draw
Setsuzo Ota January 27, 1926 Los Angeles Draw


http://ejmas.com/jalt/2006jalt/jcsart_Svinth_0906.html
« Previous
 
Next »
 

1 comentários:

BRAUN | 25 de novembro de 2012 às 03:44 Reply |

Show!