"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

DA SÉRIE,NO MUNDO NADA SE CRIA...parte dois.



Essa é a segunda parte da série "No mundo nada se cria...", na primeira postagens colocamos alguns golpes usados no MMA ne no Brasilian Jiu-jitsu.
A intenção desse trabalho não é denegrir a imagem do Bjj ou de alguns estilos de MMA, mas mostrar que muitas "inovações" na verdade já existiam por volta de 1900, golpes que são considerados criação de brasileiros na verdade eram usados no judô e em outros estilos tradicionais de jujutsu, muitas dessas técnicas acabaram influênciando o pro-wrestling ocidental, isso devido aos desafios de judô/jujutsu contra wrestles ocidentais, já abordei isso em outros tópicos, muitos lutadores japoneses venciam facilmente os gigantes ocidentais, com o tempo esses wrestles começaram a aprender técnicas de finalizações da luta japonesa, Maeda, Yukio Tani, Yamashita e muitos outros japoneses, além de lutar nesses tipos de desafios, ainda eram professores da arte em departamentos de polícia, escolas, circos, teatros e até para pessoas importantes da sociedade na época, muitos wrestles aprederam com esses japoneses, daí em diante ja sabemos o que aconteceu...
Na fotom acima (DAKI-AGE) é uma reprodução da luta do brasileiro Ricardo Arona contra o wrestler americano Quinton Jackson, Arona, um mestre em ne-waza, aplica um sankaku-jime em Jackson, esse rapidamente se levanta e aplica uma técnica conhecida no judô como DAKI-AGE, "levantar e derrubar", essa técnica também é chamada de "bate-estacas" no jiu-jitsu brasileiro.
É uma técnica muito antiga no judô, hoje é proibida em competições no judô e no Bjj devido ser muito perigosa.










GERI-WAZA-Essa é uma foto antiga, nela Gunji Koizum defende uma passagem de guarda com chutes, essa foto foi tirada por volta de 1906, ao lado vemos mestre Carlson Gracie aplica a mesam técnica em Ivam Gomes em um vale-tudo na década de 50.







SANKAKU-JIME OU SAMKAKU-YOKO- É uma técnica de judô, embora atualmente não se veja muito em campeonatos, o único que vejo aplicar essa técnica com perfeição no judô chama-se Flávio Canto, em 1951 Kimura aplica um triângulo lateral em Hélio Gracie.
Na foto temos um sankaku-yoko aplicado por um judoca em uma competição, na outra, temos o lutador de jiu-jitsu, Braulio Estima, um mestre nessa técnica, a diferença do modo de aplicação entre as duas artes esta na posição, no judô se aplica na lateral para pegar o braço ou apenas imobilizar, já o Braulio Estima aplica de dentro da guarda quando seus oponentes tentam passar, na verdade ele "criou" uma armadilha para seus oponentes, quando eles penssam que estão passando a sua guarda...já era!







UDE-GARAME INVERTIDA-Essa técnica ficou muito conhecida devido as vitórias espetaculares do japonês Sakuraba sobre grandes nomes do MMA, uma delas foi contra Renzo Gracie no antigo Pide, quando seus oponentes o agarravam por de trás, ele dominava os braços e aplicava a ude-garame.
Essa técnica é usada no judô e jiu-jitsu brasileiro, existem várias maneiras e posições para aplicar essa técnica, Hélio Gracie foi finalizado por Kimura em 1951 por uma ude-garame na lateral, no judô se usa muito essa técnica na lateral, mas também se aplica na guarda, meia-guarda, em pé quando agarrado pelas costas e quando se é atacado nas pernas, já no jiu-jitsu se aplica em todas as posições também, mas os lutadores de jiu-jitsu aplicavam muito na guarda, isso devido aos seus oponentes sempre serem maiores e mais pessados, eles acabavam sendo derrubados e tinham que se denfender dos ataques de socos de dentro da guarda, muitos lutadores de jiu-jitsu finalizaram verdadeiros gigantes com essa técnica.
Na foto acima um lutador no ADCC é agarrado pelas costas e rapidamente contra-ataca com uma ude-garame invertida, na foto ao lado um wrestler aplica a mesma técnica, detalhe, a foto é de 1923.





USHIRO-DORI OU PEGADA PELAS COSTAS COM GANCHOS-Nessa foto temos um lutador em um campeonato de submissiom atual, nela ele se encontra "mochilado" nas costas de seus oponente, essa posição é uma posição técnica onde quem domina precisa colocar os ganchos no oponente para que não perca a estabilidade, na foto ao lado um wreslter aplica a mesma técnica, foto de 1923.















ARM LOCK VOADOR ou TOBI JUJI-GATAMI- Técnica muito conhecida no jiu-jitsu brasileiro, foi comum no judô até ser proibida em competições, se tornou comum ver essa técnica em campeonatos de jiu-jitsu e MMA, alguns tem essa técnica como inivação do jiu-jitsu brasileiro, mas como foi dito, era comum no judô, depois que proibiram em competições ficou cada vez maisa difícil ver essa técnica demonstrada por judocas, mas para aqueles que insistem em inovação, na primeira foto temos um arm lock voador em um torneio de MMA atual, abaixo, temos uma foto da mesma técnica sendo utilizada por Yukio Tani, isso em 1910. Legal issso né?
















SANKAKU-JIME-TRIÂNGULO- Esse golpe já havia sido postado anteriormente, mas revirando meus arquivos, achei uma foto de um sankaku-jime sendo aplicado em um campeonato de Kosen judô, isso por volta de 1920.
O sankaku-jime é um golpe criado por um judoca de nome Tsunetane Oda, ele foi um grande mestre de ne-waza do judo Kodokan, ajudou a corrigir muitas falhas nesse tipo de luta por volta de 1910.























SUBMISSION WRESTLING- O famoso treino sem kimono, muita gente também acha que esse tipo de treino é novidade, na verdade muitos pro-wrestles participavam de campeonatos com regras variadas, pontuação, finalizações, quedas. Mitsuyo Maeda, o Conde Koma participou de muitos desses torneios, ele também ministrava muito treinos sem kimono. Na foto acima temos um treino de submission atual, abaixo temos uma foto de judocas treinando sem kimono, detalhe, supervisionados por um dos grandes mestres de judô tradicional, Kyuzo Mifune.
Essa foto eu retirei de um velho livro de judô japonês, nele judocas treinam posições sem a parte superior do kimono, é um livro antigo, mas como esta todo em japonês não sei dizer a data nem o nome do livro.



A última foto é muito antiga, são judocas treinando em um randori sem kimono, essa fota deve ser por volta de 1910 ou 1920.





















UDE-GARAME NA GUARDA- Mais uma vez o uso do ude-garame, dessa vez por baixo, aquele exemplo que dei sobre os lutadores de jiu-jitsu sempre enfrentarem lutadores mais fortes e maiores. Na foto acima temos uma aplicação do ude-garame nos dias atuais, abaixo temos uma foto de 1923, nela um pro-wrestler aplica o mesmo golpe na meia-guarda.



























ASHI-GARAMI- Técnica muito usada no Sambô mas existem muitas variações no judô, essa técnica foi proibida em competições, nos antigos manuais de judô pode se encontrar muitas variações dessa técnica.
Acima vemos um lutador nos dias atuais aplicando uma chave de pé, na foto abaixo temos algumas variações, na primeira vemos um wrestler usando essa técnica no livro " A ciência do Wrestling" de 1923, na segunda, acima, é uma demonstração nos dias atuais, abaixo, um wrestler fazendo a mesma técnica em um duelo por volta de 1925.










GERI-WAZA- Novamente uma outra demonstração da técnica, hoje vemos muito esse tipo de técnica no MMA quando um lutador se encontra no chão, se defendendo de investidas de seu oponente.
Na foto maior, retirada do livro "A arte do jujutsu" de 1923, uma demonstração de chute no joelho para manter o adversário distânte.
logo abaixo, uma demostração de jujutsu vs wrestling apresentada por K. Higashi, instrutor de jujutsu, isso em 1905. Acima, ao lado, uma luta entre Rickson Gracie e Funaki, no antigo Pride japonês, os lutadores de jiu-jitsu costumam usar essa técnica para se defender quando estão no chão e seu adversário de pé.
Loga abaixo uma outra demosntração de um livro de instrução ao jujutsu de 1920.









UDE-GARAME EM TACHI-WAZA- O uso da ude-garame de pé não é novidade, a técnica ficou muito famosa devido ao uso no Pide por Sakuraba, quando seus oponentes lhe agarravam, ele dominava um dos braços e aplicava essa técnica ainda de pé.
Na foto temos um wrestler usando essa mesma técnica, retirei do livro "A arte do jujutsu" de 1923, ao lado Masahiko Kimura, era outro que aplicava muito bem essa técnica em pé e no chão, ao lado quem popularizou a técnica nos dias atuais, Sakuraba em uma luta no Pride.










HADAKA-JIME- Outra demonstração da técnica, novamente retirei do livro " A arte do jujutsu", 1923, ao lado duas demonstrações atuais, uma de pá, e outra no chão.


























KAMI-SANKAKU-GATAME- É uma técnica de judô, foidesenvolvida a partir do sankaku-jime omote, é raro ver demonstração dessa técnica executadas por judocas, somente os mais tradicionais praticam essa variação, nas fotos maiores, uma aplicação do kami-sankaku-gatame nos dias atuais em um evento de MMA,abaixo, uma demonstração retirada do livro "Judô de A a Z", um livro que reune todas as técnicas do judô tradicional.






























YOKO-0JUJI-GATAME- Chave de braço na lateral, novamente jujutsu vs wrestling apresentada por K. Higashi, instrutor de jujutsu, isso em 1905.



























DO-OSAE ou DO-JIME- A foto acima, temos Royce Gracie no antigo Pride, ele imobiliza o japonês Takada com um Do-osae, a guarda fechada, a guarda fechada é antiga, no judô, emm 1882 já se treinava essa imobilização, mas a outra foto eu retirei de um antigo manual chinês de 1900.













UKI-GATAME- O famoso joelho na barriga do jiu-jitsu, é uma técnica antiga de judô, é parte do katame-waza, mas ficou esquecida do judocas atuais, essa foto retirei do livro "Judô de A a Z".




























TOBI-JUJI-GATAME- Outra demonstração do arm lock voador, a primeira por Hélio e Carlos
no Brasil, a outra é de judocas em Berlim, por volta de 1935.
« Previous
 
Next »
 

14 comentários:

Outro belo post...

Uma prova fortíssima de que essas técnicas ditas como criação dos gracies, já existiam no judô da kodokan, a mais de 100 anos.

O problema da matéria é que ela distorce informações.

"Judô kodokan"? existe um erro ai porque kodokan é uma escola japonesa que reuniu as mais diversas técnicas de jiu-jitsu(ju-jitsu) antigo , seus fundadores eram lutadores de jiu-jitsu, já que cada escola criou ou tinha técnicas especiais de jiu-jitsu, elas foram reunidas nesta escola chamada kodokan.

Jigoro kano foi aluno desta escola e já conhecia todas as técnicas de jiu-jitsu, então kano retirou as partes mais violentas do jiu-jitsu e criou o judô que surgiu pelas mãos de Jigoro kano em 1882 enquanto o jiu-jitsu existe no japão a pelo menos 2000 anos, o judô é um esporte, é para desportistas , esta foi a meta de Jigoro Kano, por isto o judô foi aceito como esporte olimpico pelo COI.

Com a "invasão" ocidental no japão o jiu-jitsu tradicional foi "morrendo" e o judô de kano como era um esporte para desportistas e não guerreiros foi permanecendo, mais as técnicas do jiu-jitsu guerreiro continuaram a existir, pelas mãos de alguns.

Um home chamado Conde koma as conhecia , as praticava e foi expulso da escola kodokan que na época dele só praticava o judo de kano(proibia o resto).

Então expulso conde koma viajou o mundo e aqui no brasil ensinou a um homem chamado carlos gracie todas as tecnicas "secretas" do jiu-jitsu dos samurais.

Carlos gracie abriu academias e ensinou as técnicas a seus irmãos, um de seus irmãos chamado helio gracie criou um revolução ao inventar a alavanca(que nunca existiu em lugar algum) onde uma pessoa bem mais leve pode aplicar os golpes do jiu-jitsu tradicional sem precisar ser forte como no jiu jitsu japonês ou no atual judô.

Dai nasceu o que se chama de "brasilian jiu-jitsu" que comprovou que em luta 1x1 é a melhor arte-marcial do mundo, ganhando todos os vale-tudos (quando eram vale-tudo claro) porque infelizmente criou-se "regras e proibições no vale-tudo" atualmente o MMA tem 85 proibições, tempo e rounds o que destroi qualquer tese de "vale-tudo".

A invenção de "regras de vale-tudo" surgiram principalmente nos EUA e japão, principalmente nas patéticas lutas do sakuraba onde os juizes descaradamente aplicava as tais regras para protege-lo, porém na vida real é vale-tudo, era o sakuraba cair no chão o juiz parava, havia lutas onde era um roubo descarado, algo até triste.

No vale-tudo o brasilian jiu jitsu comprovou sua eficacia, hoje todo mundo luta jiu-jitsu inclusive lutador de judô que afirma que esta lutando apenas judô, porem quando você resgata os golpes mortais do jiu-jitsu para dentro do judô você esta fazendo o trabalho contrario do Kano e ai não é mais judô ja é jiu-jitsu só que sem a alavanca do helio gracie que aliais nunca disse que inventou mais nada além disto.

Royce Gracie foi tricampeão do UF, quando era vale-tudo:sem tempos, sem rounds e com 3 proibições, ele em todos os UF que disputou era o atleta mais leve, comprovando a eficência da alavanca do hélio gracie.

OBS: diversos povos e lideres antigos afirmavam que a terra podia ser redonda, mais somente por volta de 1400 e pouco é que isto ficou comprovado, a descoberta da terra redonda só se dá por volta do século XIV portanto.

O fato de ter uma foto com uma técnica ou uma pratica do BJJ atual sendo feita antigamente não condiz que as mesmas eram feitas da maneira que é hoje, aquilo era apenas um embrião que é o que foi passado aos brasileiros que desenvolveram e aperfeiçoaram. E quando elas são feitas atualmente nos MMA da vida já são pegas de academias de BJJ e não de pergaminhos escondidos dos samurais feudais.

Eu Conheço diversos escolas antigas de Jujutsu, e nenhuma delas se parecem com o BJJ em nada! Nem na forma de combate, nem na forma de se portar, nem mesmo no uniforme de treino, NADA!!

O BJJ se parece muito mais com o Judo Pré-Segunda guerra do que com qualquer outra coisa.

BJJ è o Ne-Waza do Judo antigo, enquanto que o Hudo atual é o nage waza do Judo antigo!

Se juntar os dois, e mais outras técnicas de atemi do Karate Shotokan, teremos o Judo antigo.

Isso é Historicamente comprovado por pesquisadores sérios.

Parabéns ELton!

Ao Mister:

1º - Não sei o que é "JIU-jitsu" kkk
Use a romanização correta da arte que você tanto fala kkkk

2º - Jigoro Kano não era aluno da Kodokan, ele foi quem CRIOU a Kodokan!


3º - "Dai nasceu o que se chama de "brasilian jiu-jitsu" que comprovou que em luta 1x1 é a melhor arte-marcial do mundo, ganhando todos os vale-tudos (quando eram vale-tudo claro)"
Então as regras que fizeram os Gracies apanhar do Sakuraba? As regras fizeram com que em uma luta incrivel o Hidehiko Yoshida luta-se de igual p/ igual contra o Wanderlei Silva no PRIDE? As regras fizeram com que Karo Parisyan se desse bem? As regras fizeram com que aparece-se lutadores como o Akiyama? kkkk é cada uma que aparece!
É, eu realmente tenho pena deste Mister! u-ú
E esta história ai do Sakruaba kkk
Que luta foi essa ein? kkk
Mister, se o Sakuraba era tão inútil assim que precisava ser protegido pelo Juiz, por que ele derrotou tantos Gracie? Se os Gracies e o Gracie "jiu-jitsu" são tão bms assim, pq eles perderam? Qm é bm não ganha msm na desvantagem? kkkk

Fico triste em achar pessoas iludidas como vc =/ Não se preocupe, um dia você verá e aceitará a verdade! =D
Desejo td de bm p/ vc! Boa Sorte aew! =D

O Judo foi tirado do Jiu Jitsu esta tecnicas são do Jiu jitsu e ponto final

Parece que até a Federação Maranhense de TKD precisa estudar mais história! O judô surgiu do JU-Jitsu (tradicional Japones), o JIU-jitsu (Brasileiro de Helio e Carlos)surgiu do judo!
O Proprio Helio fala sobre a origem do Jiu-jitsu:

http://www.youtube.com/watch?v=BG309oqVLb4

Esta dita federação deveria ler também a materia sobre a origem do Jiu-jitsu na tatame 177 do mês de novembro deste ano.

Este comentário foi removido pelo autor.

Acho q foi do passado .. q fike por lá mesmo pq não somos museus ... pq se formos pelo jeito antigo ... q coloque pra lutar judocas e jiujiteiros .. exemplo botar o Roger Gracie com Ishii Satoshi nas regras do antigo judo .. pra ver qual é.. e olha q ele veio no Brasil especificamente em Belém do Pará treinar nosso MMA com nossos professores de jiu-jitsu boxe karate mauy thai..humhum e o akiyama com feio newaza sendo finalizado um striker q é muito fraco no chão e tbem o karo parysian fez uma vergonha ontem q foi ate cortado do UFC vamos viver no mundo atual amigo tuba menezes... VAMU TREINARRR

"Acho q foi do passado .. q fike por lá mesmo pq não somos museus"

1) mas esse é um blog sobre pesquisa, logo teremos esse tipo de matéria, em um certo ponto é até uma prestação de serviço para os judocas atuais que não conhecem essas técnicas, e aos lutadores de jiu-jitsu que acham que Hélio Gracie criou o mundo...


"pq se formos pelo jeito antigo ... q coloque pra lutar judocas e jiujiteiros .. exemplo botar o Roger Gracie com Ishii Satoshi nas regras do antigo judo .. pra ver qual é.. e olha q ele veio no Brasil especificamente em Belém do Pará treinar nosso MMA com nossos professores de jiu-jitsu boxe karate mauy thai..humhum e o akiyama com feio newaza sendo finalizado um striker q é muito fraco no chão e tbem o karo parysian fez uma vergonha ontem q foi ate cortado do UFC vamos viver no mundo atual amigo tuba menezes... VAMU TREINARRR'

2)acho até engraçado, todas as vezes que entramos nesse "universo', logo vem as comparações com o MMA, de nada vale tal comparação, o trabalho tem a finalidade de mostrar que essas técnicas já existiam muito antes do Brasilian jiu-jitsu, no judo tradicional já se praticava todas as "inivações" que dizem ser coisa de brasileiros, hoje, claramente vemos que não é...

mais nos brasileiros como nosso ilustre Mestre Helio Gracie naum diz q criou como ele diz em varios videos dele pode pesquisar ele apenas aprimorou o q japoneses faziam da base da força colocando alavanca . Como eu vi em videos antigos, o jeito de rolar do kosen judo e diferente do nosso jiu-jitsu nosso tem um gingado com um tempero brasileiro . Helio mesmo criou o nosso jeito de fazer jiu-jitsu mais naum inventou golpe nenhum ele so pegou um fusca e transformou em ferrari a prova assisti um rola de um jiujitsu e depois ve um de judo pra tu ve qual e mais solto qual e mais travado. Vamos acender uma vela pros gracies e pra todos q lapidaran esse diamante bruto e transformaram em uma linda joia chamada Brazilian jiu-jitsu

Esse papo de "força' no judô e "alavanca é conversa para graciete dormir, nos videos de kosen você pode observar dois anciões fazendo movimentos com toda suavidade do mundo, isso em 1920...

O blog está bom! Mas comentar sem ler o assunto não dá.

As técnicas de arremesso veio do kito-ryu-jujutsu a maioria, as de chão do fusen ryu jujutsu e uma outra escola serviu de base tekenouchi ryu, uma outra escola que compoe o quadro foi a tenshin shinyo ryu jujutsu, todos esses estilos de diversas escolas e templo budista contribuiram para as lutas de hoje. O judo foi retirado desses estilos para ser transformado em esporte. Foi um otimo modo de preservar o que estava se perdendo no tempo.
pois já caia em desuso pelos samurais.
A ideia de transformar em esporte foi um modo de preservar o conhecimento.
Todos que passaram nas escolas de lutas contribuiram um pouco. Até nós que praticamos e divulgamos. Se não fosse o esporte e as regras se perderia no tempo. Com o avanço e tecnologia tornou-se absoleto para guerrilhas. Essas técnicas de hoje foi a junção de vários estilos seculares e isolados. O professor Jigoro Kano, na sua posição Imperial convidou vários mestres oferecendo casa comida e um vencimento fixo. Na época da decadencia desta arte, assim transformou em esporte e pode preservar.

O blog está bom! Mas comentar sem ler o assunto não dá.

As técnicas de arremesso veio do kito-ryu-jujutsu a maioria, as de chão do fusen ryu jujutsu e uma outra escola serviu de base tekenouchi ryu, uma outra escola que compoe o quadro foi a tenshin shinyo ryu jujutsu, todos esses estilos de diversas escolas e templo budista contribuiram para as lutas de hoje. O judo foi retirado desses estilos para ser transformado em esporte. Foi um otimo modo de preservar o que estava se perdendo no tempo.
pois já caia em desuso pelos samurais.
A ideia de transformar em esporte foi um modo de preservar o conhecimento.
Todos que passaram nas escolas de lutas contribuiram um pouco. Até nós que praticamos e divulgamos. Se não fosse o esporte e as regras se perderia no tempo. Com o avanço e tecnologia tornou-se absoleto para guerrilhas. Essas técnicas de hoje foi a junção de vários estilos seculares e isolados. O professor Jigoro Kano, na sua posição Imperial convidou vários mestres oferecendo casa comida e um vencimento fixo. Na época da decadencia desta arte, assim transformou em esporte e pode preservar.

O blog está bom! Mas comentar sem ler o assunto não dá.

As técnicas de arremesso veio do kito-ryu-jujutsu a maioria, as de chão do fusen ryu jujutsu e uma outra escola serviu de base tekenouchi ryu, uma outra escola que compoe o quadro foi a tenshin shinyo ryu jujutsu, todos esses estilos de diversas escolas e templo budista contribuiram para as lutas de hoje. O judo foi retirado desses estilos para ser transformado em esporte. Foi um otimo modo de preservar o que estava se perdendo no tempo.
pois já caia em desuso pelos samurais.
A ideia de transformar em esporte foi um modo de preservar o conhecimento.
Todos que passaram nas escolas de lutas contribuiram um pouco. Até nós que praticamos e divulgamos. Se não fosse o esporte e as regras se perderia no tempo. Com o avanço e tecnologia tornou-se absoleto para guerrilhas. Essas técnicas de hoje foi a junção de vários estilos seculares e isolados. O professor Jigoro Kano, na sua posição Imperial convidou vários mestres oferecendo casa comida e um vencimento fixo. Na época da decadencia desta arte, assim transformou em esporte e pode preservar.