"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano
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sábado, 6 de março de 2010
PROJEÇÕES E TORÇÕES
O judô é uma luta que tem como finalidade a projeção do oponente com o intuito de finalização da luta (ippon), continuidade em pé (tachi waza) ou mesmo a continuidade no solo (ne waza).
Para as projeções temos a divisão das técnicas de Judô em três partes fundamentais:
a) Kuzushi (é o desequilíbrio);
b) Tsukuri (compreende a entrada do golpe, o encaixe), e;
c) Kake (a projeção propriamente dita, finalização).
Neste trabalho estaremos nos atentando ao KUZUSHI, e alguns princípios biomecânicos que o cerca.
O kuzushi pode se dar de DUAS formas, provocando o desequilíbrio do adversário com a aplicação de um binário de forças ou encontrando o adversário desequilibrado, em posição instável.
O Kuzushi pode se dar em 8 direções que se sobrepõem aos pontos cardeais e colaterais.
1) Desequilíbrio a frente (Norte)
2) Desequilíbrio a trás (Sul)
3) Desequilíbrio ao lado direito (Leste)
4) Desequilíbrio ao lado esquerdo (Oeste)
5) Desequilíbrio a frente e lado esquerdo (Noroeste)
6) Desequilíbrio a frente e lado direito (Nordeste)
7) Desequilíbrio trás e lado esquerdo (Sudoeste)
8) Desequilíbrio trás e lado direito (Sudeste)
O grau de estabilidade é:
a) Proporcional à Base de Apoio;
b) Inversamente Proporcional à Altura do Centro de Massa
c) Diretamente Proporcional à Distância Horizontal da Projeção do Centro de Massa na Base de Sustentação, e;
d) Diretamente Proporcional ao Peso Corporal”, no entanto ponderando tal citação observamos que esta proporcionalidade não é evidente, e sim que eles são diretamente ligados, e não que se alterem na mesma proporção.
“O SUCESSO DA PROJEÇÃO DEPENDE DA POSIÇÃO DO ADVERSÁRIO NO MOMENTO DA APLICAÇÃO DO GOLPE”, ou seja, muitas vezes um golpe dito como perfeito pode ter baixa potencialidade devido o posicionamento do UKE.
Temos então que o KUZUSHI é realizado através da aplicação de FORÇAS para desequilibrar o oponente, forças estas aplicadas em pares, representando um Binário de Forças ou Torque.
Observações para a Prática Efetiva:
AVALIAR O POSICIONAMENTO DO ADVERSÁRIO
- DETERMINAÇÃO DA SUA BASE DE APOIO
- IMAGINAÇÃO DA PROJEÇÃO DO CENTRO DE MASSA
ATRAVÉS DO POSICIONAMENTO
- VERIFICAR A DIREÇÃO DE MENOR ESTABILIDADE
PERCEBER A DIREÇÃO E A QUANTIDADE DE FORÇA POR ELE PRODUZIDA
Operacionalização:
ATRAVÉS DO POSICIONAMENTO DO ADVERSÁRIO
- EXECUTAR A MOVIMENTAÇÃO QUE MELHOR MOVA
O CENTRO DE MASSA PARA FORA DA BASE DE APOIO
ATRAVÉS DO POSICIONAMENTO
- APLICAÇÃO DE FORÇAS NA DIREÇÃO DE INSTABILIDADE
UTILIZAR UM TORQUE (binário de forças) QUE “QUEBRE” O
MOMENTO DE INÉRCIA DO ADVERSÁRIO
TOMIKI AIKIDO E O JUDO
A visão de Kenji Tomiki do Aikido e a visão de Jigoro Kano do Judo
Kenji Tomiki escreveu em seu trabalho “Aikido Nyumon” (Introdução para Aikido) que ele olhou o Aikido pelo ponto de vista de Jigoro Kano , que estabeleceu o Judo. Comecemos com nossa olhada na visão de Jigoro Kano.
Jigoro Kano aprendeu Tenjin Shinyo-ryu Jujutsu e Kito-ryu Jujutsu em sua juventude em 1882, ele iniciou o desenvolvimento do Judo Kodokan (a base para o Judo moderno) enquanto estudava outro bujutsu. Em 1887, ele clarificou oque o Judo deveria ser comparado com as velhas escolas de Jujutsu. Ele disse que a meta do Judo é atingir as três seguintes coisas: Taiiku ho (condicionamento físico), Shushin ho (o cultivo da mente) e Shobu ho (o caminho da luta).
Se você domina Shobu ho, você pode se defender quando atacado e incapacitar ou até mesmo matar alguém.
Kano pensou que outras escolas de Jujutsu focavam-se somente no Shobu ho. Ele insistiu que o Budo moderno necessitava das três disciplinas e o Judo é o melhor caminho de atingir esse objetivo. Ele definil o Judo como O caminho do Seiryoku Zenyo (o caminho mais eficiente do uso da mente e do corpo, ou eficiência máxima com mínimo esforço). Você pode construir condicionamento físico e cultivar a sua mente pela aproximação científica e racional do Judo. Todas as coisas que você pode aplicar nesse principio são o uso prático do Judo e uma parte dele.
Seguindo essa linha de pensamento, Kano colocou adiante dois métodos de treinamento. O primeiro é o Randori Judo, no qual os estudantes podem praticar livremente algumas projeções limitadas e técnicas de aprisionamento. O outro é o kata Judo, no qual os estudantes podem praticar vários estilos de técnicas pré-arranjadas. Kano compôs muitos katas no Judo Kodokan apartir do velho Jujutsu. Um deles, Kime no Kata, inclui técnicas que são bem conhecidas atualmente no Aikido. Isso sugere que as técnicas do Aikido são basicamente as mesmas do Jujutsu. Kano estudou várias técnicas por muito tempo, destacando e respeitando a filosofia do Judo Kodokan.
Quando Kano visitou o Dojo em Meijirodai em 1930 e viu Morihei Ueshiba praticando Aikido, ele disse que esse era o Budo ideal. Ele o entendeu como parte do Judo porque o Daito-ryu de Ueshiba era parte do Jujutsu e o Judo foi criado através do desenvolvimento do Jujutsu. Isso foi como encontrar um tesouro.
Naqueles dias, o Jujutsu havia quase desaparecido, assim Kano ficou muito feliz de ver o Aikido de Ueshiba. Ele enviou Minoru Mochizuki e Jiro Takeda para o dojo de Ueshiba em seu nome e estudaram as técnicas de Ueshiba na Kodokan. Sua atitude foi incrível – ele pesquisou e analizou cientificamente todos os tipos de técnicas. Como resultado, ele não só desenvolveu o Judo como também passou para a posteridade a essencia do Jujutsu.
Por exemplo, ele preservou Yoroi Kumiuchi no Kata vindo do Kito-ryu Jujutsu como o Koshiki no Kata no Judo. Ele obteve sua grandeza como um educador moderno que com sua postura, estabeleceu um estilo moderno de Jujutsu, como o Judo, enquanto prestava atenção as tradições.
Através do trabalho de Tomiki nós podemos ver que sua concepção de Aikido foi baseada na filosofia do Judo de Kano. Seguindo sua própria história, nós olhamos para o processo através do qual Tomiki desenvolveu o Aikido de acordo com seu ponto de vista educacional.
Os dias de treino de Kenji Tomiki
Tomiki nasceu em Kakunodate, prefeitura de Akita em 1900 onde ainda existem algumas velhas residencias samurais. Ele se familiarizou com o Budo em sua infância e iniciou no Judo quando tinha dez anos de idade. Depois disso, ele continuou treinando como um membro do club de Judo Junior na Universidade de Waseda. Seu companheiro de turma Tsunesaburo cocoyam (antigo presidente da Universidade de Waseda) disse que ele foi tanto um bom Judoca quanto um bom estudante. Em seus dias de Universidade, o clube de Judo de Waseda estava na sua era dourada. Ele as vezes conseguia vitórias consecutivas nas competições mensais e de meio de ano na primavera e outono na Kodokan.
Ele encontrou Kano em tais ocasiões e foi atraido por sua personalidade. Ele também ficou interessado no Jujutsu tradicional sob a influência de Kano . Essas coisas mais tarde o fizeram estudar o Aikido.
No verão de 1925, Hedetaro Kubota que foi um de seus amigos no clube de Judo da Universidade de Waseda, falou a Tomiki sobre um destacado praticante de Budo em Ayabe. Essa história o interessou e ele convidou Ueshiba , com a apresentação de Kubota, quando Ueshiba veio de Tokyo no outono de 1925. Tomiki ficou muito impressionado com sua técnica, que era diferente do Judo, e ele se juntou a escola de Ueshiba. Ele praticou no dojo de Ueshiba em Gotanda com seu irmão mais novo Kenzaburo dia após dia.
As técnicas aqui apresentadas são na maioria torções aplicadas na articulação do pulso ( kote- gaeshi ), são técnicas encontradas nos katas de judô kodokan ( goshin-jutsu-no-kata, ju-no-kata...), a grande maioria das técnicas também podem ser encontradas no Shodokan Aikido criado por Kenji Tomiki através do estudo do judo e aikidô.
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