"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

SAMBÔ E O JUDÔ





Em 1918 Lenin criou o Vseobuch, a organizacao responsavel pelo treino do Exercito Vermelho.
Voroshilov, um graduado do exercito foi apontado como o responsavel para organizar o estudo sobre o combate humano.
Ele pensado que a tarefa era "mediocre" e nao querendo se envolver muito pessoalmente criou um grupo chamado Dynamo para o fazer.No grupo Dynamo encontramos A.A. Kharlanpiev, V.A Spiridinov e V.S Oschepkov. Cada um um destes homens foi enviado para varios paises e continentes para estudar as formas de combate locais. A sua busca, com viagens esporadicas para a Russia durou cerca de 10 anos.
O Sambô (em Russo:Cамбо) é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.Ele consta no currículo de ensino de artes marciais das forças especiais soviéticas e desenvolve-se graças a uma extrema pesquisa realizada depois da revolução comunista em uma tentativa de suprimir as tradições marciais dos povos eslavos indígenas que estavam sobre seu domínio.
A intenção era unificar todas essas tradições sobre o controle do Estado que por sua vez se tornaria uma forma de combate e um esporte.
SAMBÔ é um anagrama de "CAMозащита Без Oружия" (SAMozashchita Bez Oruzhiya), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca. Uma outra denominação poderia ser sambista(do Russo самбист - sambist).

O Sambô originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (Sambo) porém com estilos diferentes.




Vasili Oshchepkov judoca



Kharlanpiev estudou os systemas Euro-Asiaticos e Afro-Balticos. Spiridinov estudou sistemas da Mongolia, China e India, e Oschepkov estudou sistemas asiaticos, principalmente japoneses entre eles Judo,Aikido, Karate e Kung-fu.
Na verdade o Sambo provem do systema mao-a-mao russo com a implementacao de tecnicas de cerca de 25 sistemas de wresteling (entre eles Koch, Chidaoba,Gulesh,Pankration, Khapsagay, Akatuj, kuresh) mais algumas de karate, kung-fu, aikido, e tambem ai esta Judo.Este foi o primeiro tipo de Sambo, o Combat Sambo criado para o exercito.Algum tempo depois foi pedido a Spiridinov e a Oschepkov para criar a versao desportiva, ( sport sambo), essa versão muito paresida com o judô olimpico ou desportivo.
Na verdade na historia humana, nunca tinha havido e possivelmente nunca mais havera, uma procura de informacao e um estudo tao grande sobre o combate/luta como aquele foi feito pela maquina comunista nesta altura.
Vasili Oschepkov, ensinou judô e karatê para as forças de elite do Exército Vermelho, na Casa Central do Exército Vermelho. Ele tinha ganhado seu Nidan (faixa preta de segundo grau de então cinco) do fundador do judô, Jigoro Kano, e usou parte da filosofia de Kano na formulação do desenvolvimento inicial da nova arte russo.









Vasili Oshchepkov foi o melhor aluno de Takeo Hirose, adido militar na Rússia em 1887. . Hirose, na presença do Czar, numa recpção por esse oferecida, foi desacatado por um oficial russo que, ignorando as normas da hospitalidade e da boa educação, afirmou enfaticamente que o japonês só era valente quando em maior número e que o judô nada valia frente a bons lutadores  russos...Hirose, que ingressara no Kodokan em 1886, ao mesmo tempo que freguentava a Escola Naval, prontamente respondeu, em alto e bom som : " Escolha três dos seus melhores lutadores, os mais forte e eu luto com eles onde e quando quiserem". Hirose, com apenas 1.71m. de altura de 71 quilos de peso, derrotou seguidamente os três gigantes russos.Espantados com a facilidade que o oficial japonês os derrotou, os presentes não acreditavam no que viam. A partir daí, Hirouse passou a ensinar judô em terras russas.
Vasili Oshchepkov deu continuidade a implantação do judô naquele país, agora com a colaboração de seu melhor aluno, Viktor Spiridinov. com o advento da guerra entre Japão e Rússia, em 1905, o judô neste país foi transformado na luta russa "sambô".
Viktor Spiridonov (1881-1943) melhor aluno de Vasili Oshchepkov , ele deu continuidade ao ensino do judô que aprendeu com seu antigo professor, ensinava técnicas estas com o mesmo nome (Sambo) porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, luta livre, lutas eslavas, Judô Kodokan, Kurash uzbeque, Khapsagay mongol e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambô. Spiridinov dizia que para vencer é impossível usar apenas um sistema, é necessário que se use tudo que outras técnicas tem de melhor. Um método deve mostra em que direção seguir, mas para ser eficiente não pode ser totalmente rígido. Por isso é preciso deixar claro que existia o SAMBO esporte , que passou a ser divulgado internacionalmente e existia também o SAMBO desenvolvido para uso militar, este é letal e se utiliza até de armas.

A influência Oshchepkov era o Judô Kodokan . O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao Sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.Na verdade Oshchepkov queria ensinar o Sambô a todo povo sem discriminação, o governo de Stalin queria que o Sambo fosse ensinado apenas aos militares, o governo também queria que Oshchepkov negasse qualquer ligação do sambô Russo com o judô japonês.
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambô contemporâneo .
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô.



De Acordo com o Primeiro Ministro Vladimir Putin,

"SAMBO não é apenas um esporte, mais uma filosofia de vida. Trata-se de uma luta pela perfeição através da concentração, reação rápida e força de vontade, coragem e rigor na avaliação da situação de defesa. É uma arte que exige todas as qualidades humanas não só no desporto mais na vida. O praticante que treina SAMBO está sempre confiante, e pode se defender em qualquer situação. Na Rússia o Sambo é uma dos esportes mais populares".

Versões do Sambô
Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de Sambô.
Sambô esportivo: em termos de estilo, seria, a grosso modo, uma junção da Wrestling e o Judô. A competição é semelhante a uma luta de judô, com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, é permitido todas as chaves de perna.
Sambô auto-defensivo: similar ao Judô e o Aikido, utilizado na defesa contra agressão armada ou desarmada.
Sambô de combate: Utilizado e desenvolvido pelos militares. É considerado a raiz do Sambô. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes do Muay Thai e socos do Boxe. Embora tenha um caráter mais agressivo e sujeito a contusões, existem competições nesta versão.
Sambo especial: desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida. O estilo nesta versão diferencia de acordo com as tarefas e objetivos. Seria, em tese, um complemento ao Sambô de combate.
A American Sambo Association (ASA) pretende introduzir o Freestyle Sambô que seria o Sambo esportivo com mais golpes de imobilização. Socos não são permitidos no Freestyle sambô.
 Graduações ou Faixas
Embora o Sambô original não tivesse graduações ou rankings, a Federeção Internacional Amadora de Sambo (FIAS) propõe o seguinte sistema de ranking (ou faixas).
Novichok (preta)
Yunosheskiy razryad (cinza)
Vzrosliy razryad (marrom)
Kandidat of Master Sambo (verde)
Master Sambo (azul)
Master Sambo of International Class (vermelha)
Grand Master (ouro)
Uchitel (branca)
 Observações
Além de seguir uma ordem inversa de cores das demais artes marciais proposto pela FIAS (no Sambô a faixa branca é o grau mais alto e a faixa preta é o grau mais baixo), o exame de passagem de faixas preconizado pela referida entidade está relacionado a vitórias em combate com esportistas de mesmo ranking ou superior.
A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais .
 Sambocas (Samboistas) ilustres
Fedor Emelianenko - 4 vezes campeão mundial de Sambo, atual campeão russo da modalidade. Considerado, por muitas fontes , como o melhor lutador peso-pesado de MMA .
Blagoi Ivanov - Atual campeão mundial de Sambo (venceu o mundial de Sambo de 2008, derrotando Emelianenko na semi-final ).
Vladimir Putin - Master Sambo (faixa azul) e presidente honorário da FIAS . É também faixa preta (branca e vermelha - sexto dan) de Judô .
















Fedor Vladímirovitch Emelianenko (em russo: Фёдор Владимирович Емельяненко) nasceu em 1976 na região de Rubejnoe, Lugansk, Rússia. Filho de Olga Fiodorovna, professora, e de Vladimir Aleksandrovitch, soldador. É o segundo filho da família. Tem também uma irmã e dois irmãos, um deles, Aleksander, também lutador (inclusive também participou do PRIDE). Em 1978 sua família mudou-se para a região do St. Oskol Belgorod. O seu interesse por desportos de luta começou com o Judô e o Sambô. Em 1991 terminou a escola e entrou na faculdade a qual termina em 1994. De 1995 até 1997 serviu o exército Russo, onde continuou o seu interesse pelo desporto de combate. Em 1999 casou com Oksana. Em 1999 nasceu sua primeira filha, Macha. Em 2006, rompeu com sua esposa e começou uma nova família com sua namorada Marina. Em 29 de dezembro de 2007, sua segunda filha nasceu, Vassilissa. No seu tempo livre, ele gosta de ler, ouvir música.

Em abril de 2009, Emelianenko concedeu entrevista exclusiva para o comentarista de MMA do Sportv e Premiere Combate, Fernando Kallás, publicada na revista Tatame. [1] Foi a primeira vez que a mais tradicional revista de artes marcais do país teve um estrangeiro como matéria de capa.
Fedor foge muito aos padrões do MMA. De início, tem um comportamento extremamente humilde, não encarando o adversário, cumprimentando-o respeitosamente de cabeça baixa; ao soar do gongo, torna-se um lutador obstinado a vencer. Sabe utilizar muito bem seu peso, deixa claro que não é adepto de anabolizantes ou qualquer outra substância artificial para desenvolvimento físico. Costuma não dar nenhuma trégua que possa desmonstrar cansaço ao seu adversário. Seu porte físico é de um caminhoneiro ou lenhador, mas seu preparo é de um maratonista que gerencia suas reservas de forma surpreendente.
O lutador
Fedor Emelianenko é considerado, há vários anos, como um dos melhor lutadores de MMA do mundo, considerando igualmente todas categorias de peso, e, por muitos, como o melhor lutador de MMA dos pesados (mais de 93kg) em todos os tempos [2].

Com 1,83m de altura e 106.5kg, socos muitos rápidos e fortes, um fôlego de dar inveja, e com um dos melhores "Ground 'n' Pound" do mundo [3], Fedor possui um registo de 32 lutas, sendo 30 vitórias, um No Contest - Accidental Cut (sem resultado, corte gerado por um golpe ilegal - cabeçada, foi um acidente entre Fedor e Minotauro) e apenas uma derrota (cotovelada ilegal no 1ª round onde abriu um corte), a luta foi interrompida por pedido médico TKO - doctor stoppage, Fedor ainda estava inteiro (na verdade fora o primeiro soco da luta, aos 17 segundos).

Um aspecto interessante da vida deste lutador, é o seu treino: dono de uma força descomunal, Fedor não é praticante de musculação. O seu treino físico consiste em corridas de longa distância, trabalhos com elásticos, exercícios com o peso do próprio corpo, elevações de braços. Além disso, o campeão também realiza alguns exercícios algo estranhos. Num deles, utiliza uma pesada marreta, que usa para bater num pneu no chão. Talvez seja este o segredo da sua força e condicionamento físico fenomenal.










O lutador também é adepto de uma técnica de treino físico da Rússia, chamada "kettlebell". Consiste em uma esfera de ferro com uma espécie de alça para segurar. Com ela, é possível fazer uma variedade de exercícios, sendo excelente para o trabalho dos posteriores da coxa, bíceps femoral, região lombar e principalmente ombros. O peso de cada esfera varia muito, podendo-se encontrá-las pesando desde 10 kg até impressionantes 40 kg. Esse equipamento foi amplamente utilizado pelos militares soviéticos durante a Guerra Fria. À princípio, era apenas um projétil de canhão com alça utilizado como peso; hoje existem diversos exercícios que trabalham o corpo todo em poucos minutos.

Apesar de todas essas curiosidades acima mencionadas, o que podemos destacar no "Fedor" é o que os praticantes de artes marcias chamam de "sangue nos olhos", ou seja, uma vontade incrível de vencer, aliada a uma explosão de golpes. Muitos lutadores lutam como se estivessem treinando. Fedor ao dar um soco, faz isso como poucos. Ele parece um sujeito calmo, vê-lo lutar com toda sua vontade assusta. Os fãs brasileiros, costumam chamá-lo de "O allien" ou "a Maquina", apelidos justos, já que não parece ser humano dentro do ring.




Oito perguntas para Fedor Emelianenko









O portal Sherdog, através do enviado Tony Loiseleur, foi ao Japão cobrir o M-1 Challenge e aproveitou uma rara oportunidade para entrevistar o russo Fedor Emelianenko, que fez uma exibição de grappling contra Shinya Aoki. Por conta de obrigações contratuais, Fedor é obrigado a conceder entrevistas para diversas mídias. A conversa durou exatos 11 minutos e 41 segundos. Loiseleur não conseguiu perguntar a opinião do mito sobre a disputa do cinturão dos pesados do UFC entre Brock Lesnar e Frank Mir, nem sobre quem ele achava que seria seu próximo oponente.

Mesmo com pouco tempo e poucas perguntas, é sempre interessante ouvir (ou ler) Fedor e sua humildade e reverência ao esporte. O padeiro é realmente um legítimo campeão.

[Sherdog] Você tem lutado cada vez menos. Alguma vez houve o desejo ou inquietação por lutar com mais frequência?

[Fedor Emelianenko] Estou plenamente satisfeito com o calendário que tenho neste momento. Acho que para cada lutador há um tempo para lutar com mais frequência para adquirir reputação ou estabelecer seu nome. Depois disso vem o tempo em que você se prepara mais seriamente para certas lutas, com mais responsabilidade para cada combate que se tem para lutar. Então estou bastante satisfeito com meu calendário no momento.

[Sherdog] Você preferiria realmente ter lutado contra alguém ao invés de ter feito uma luta de grappling com Aoki? O que o motivou a aceitar a luta de exibição em primeiro lugar?

[FE] É claro que quero fazer uma luta real, especialmente no Japão. Estamos agora em processo de negociações com o DREAM e outras companhias, outras organizações, mas não chegamos a uma decisão concreta ainda. Em relação à luta de exibição, eu estava pronto para me apresentar aos fãs japoneses. Acho que sentimos muitas saudades um dos outros. Lógico, eu quis mostrar a minha técnica para os japoneses que sempre torcem por mim.

[Sherdog] Sei que isso já foi perguntado antes, mas em relação aos rankings, essas coisas tem importância para você? No fim das contas, é importante para você que as pessoas te reconheçam como o melhor lutador do mundo?

[FE] Tento não prestar muita atenção nos rankings mas quero manter minha posição porque estou lutando a favor do meu país. Para mim, é mais importante que a Rússia seja considerada um país forte e não eu, pessoalmente. Em relação a como posso terminar a minha carreira, isso tudo depende da vontade de Deus. Talvez minha carreira terminará repentinamente ou talvez eu seja capaz de continuar trabalhando como lutador pelo maior tempo possível.

[Sherdog] Você vê o fim próximo ou isso é algo que você não pensa a respeito?

[FE] Naturalmente tento não pensar sobre isso. Mas se considerar a minha idade, é hora de começar a pensar, eu sei. Mas tento não fazê-lo.

[Sherdog] Para você, lutar é “construir um legado” ou é apenas um trabalho para ganhar dinheiro para você e sua família? Ou como você disse agora, é algo que você faz para mostrar o quão forte os lutadores russos são? Basicamente, você luta pelo quê?

[FE] O MMA é tudo para mim… tudo em minha vida. É a maneira que eu posso representar meu país. É a forma que eu tenho para agradar os fãs que torcem por mim e é algo que faço melhor. Isso é tudo. É minha vida.

[Sherdog] Outro lutador top peso-por-peso, Anderson Silva, recentemente defendeu seu título no UFC 97. Você viu aquela luta e, se viu, o que achou? Qual o seu pensamento sobre o nível das críticas sobre ele após a luta?

[FE] Lamentavelmente não consegui ver a luta porque eu estava treinando nas montanhas. E bem, para aqueles que querem criticar, acho que tudo o que os seus olhos capturam pode ser adotado para crítica. Não devemos pensar muito sobre as críticas.

[Sherdog] Após a luta, Anderson Silva e seu empresário, Ed Soares, expressaram recentemente em uma entrevista ao Yahoo!Sports interesse em possivelmente enfrentá-lo no futuro. Como um lutador top peso-por-peso, o que pensa sobre Anderson e uma potencial luta contra ele?

[FE] Ele é duas categorias mais leve e não há possibilidade para negociar com lutadores que ainda estão no UFC. Mas se houver possibilidade, claro que estamos abertos a propostas.

[Sherdog] Ele disse que pesa em torno de 97Kg, cerca de 8Kg mais leve que você e que o contrato com o UFC chegará ao fim um dia. Existe um momento no futuro que você se enxergue enfrentando-o?

[FE] (Após tomar algum tempo para confirmar a questão do peso com seu intérprete) Por que não?
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: