"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

UM NINJA NO KODOKAN



Em 1894, irrompeu a guerra Sino-japonesa. A subseqüente febre guerreira, á qual Kano nada fez para encorajar, tornou mais popular a prática do judô. Foi nessa época que acinteceu o incidente do “BANDIDO DA COMIDA”.
Por várias noites seguidas , um intruso invadiu o Kodokan e furtou os alimentos dos alunos internos. Dois estudantes passaram então a montar guarda , mas quando eles se depararam com o ladrão, que estava vestido de ninja chinês, foram duramente derrotados. Depois de surrar a dupla, o bandido zombou : “Seus fracotes patéticos ! Vocês não tem ninguém melhor para colocar de guarda?” ao receber o alarme relatado do acontecimento daquela noite, os membros mais antigos do dojo ficaram embaraçados. Seria passada uma má imprenssão do judô se fosse necessário quatro ou cinco homens do Kodokan para subjugar um único assaltante, por isso decidiram pedir a Sakujiro Yokoyama (1862-1912) que defendesse a honra do Kodokan.
Renomado por seu devastador Tengu-nage e apelidado de “demônio”, Yokoyama enfrentou certa vez um campeão de jujutsu chamado Nakamura, numa luta que durou 55 minutos, até a chegada do chefe da polícia metropolitana que declarou empate.
Na noite seguinte, como previsto, o bandido saltou do telhado e uma batalha épica teve início. Quem quer que fosse o bandido, certamente conhecia boxe chinês, mas Yokoyama manteve sua posição. Nenhum dos dois pode alegar vitória, mas o assaltante nunca mais voltou para desafiar Yokoyama ou qualquer outro do Kodokan.
Texto retirado do livro Três maestres do budô.
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: