"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

Yuki Nakai entrevistado pela Sherdog.com


Sherdog.com: Muito obrigado por tirar um tempo para conversar com a gente.


Yuki Nakai (Fotos): Sem problema.

Sherdog: Como você começou no SHOOTO? Que bagagem você tinha antes de competir lá?

Nakai: Eu nasci em Hokaido e depois vim morar em Tóquio. Eu lutava Judô e Wrestling antes, e eu sempre quis lutar MMA, e como o SHOOTO foi o primeiro estilo de luta total no Japao eu realmente quera lutar lá.

Sherdog: Quando você veio a Töquio?

Nakai: Na verdade foi Yokohama (cidade próxima a Tóquio). Eu vim em 1992.


Sherdog: Você foi para treinar?

Nakai: Sim, eu fui.

Sherdog: O que fez você se tornar um lutador profissional antes de tudo? Eu sei que você treinou com o Tiger Mask (Lenda do Pro-Wrestling japonês, Satoru Sayama).

Nakai: Era o meu sonho de criança. Eu sempre quis ser um lutador.

Sherdog: Antes do "Japan Vale Tudo", você era o campeão dos médios no SHOOTO, e então você foi escolhido pela comissão do SHOOTO para representá-lo. Você pode nos descrever a experência vivida no Japan Vale Tudo?

Nakai: O que eu achei do torneio?

Sherdog: Como voce estava se sentindo indo para lá? Rickson Gracie Estava no mesmo torneio. O que passou pela sua cabeça?

Nakai: Eu pesava 70kg (154 pounds) e todo mundo era maior do que eu. No Vale Tudo da época, não havia muitos lutadores técnicos, tirando a família Gracie, e o SHOOTO era tão popular quanto, na época. Eu confiava nas minhas habilidades e eu tinha bastante confiança de que poderia vencer.

Sherdog: Como você acha que lutar no SHOOTO antigamente se compara a lutar no SHOOTO de hoje?

Nakai: Eu lutei primeiro em 1994, então em ‘95, até as regras mudaram para o Vale Tudo, então eu tinha que fazer uma preparação para Vale Tudo. Antes disso, não havia chutes nem socos no chão. E Sayama mudou; eles queriam que o Vale Tudo fosse mais esportivo, por isso foram mudando-se as regras para se tornar um esporte mesmo.

Sherdog: Me desculpe a pergunta, mas eu sei que a sua primeira luta no Japan Vale Tudo tournament foi contra Gerard Gordeau, e você teve um acidente durante a luta. Gerard estava cutucando os seus olhos. Eu quero saber o que você estava sentindo no momento em que isso ocorreu e quais contusões voce obteve.

Nakai: Eu estava preparado caso Gordeau fosse usar algum tipo de "técnica suja", e de acordo com as regras, se você usasse desse artifício 2 ou 3 vezes você perdia a luta, Então eu esperava que ele perdesse por suas táticas. Eu achava que ia ganhar devido as infrações à regra.

Sherdog: Você se machucou com alguma das táticas de Gordeau?

Nakai: Eu não consigo ver com meu olho direito, até hoje. Perda total da visão nesse olho.

Sherdog: Você teve três lutas naquela noite do Japan Vale Tudo tournament. Você venceu as duas primeiras — uma através de chave de tornozelo e outra com uma chave de braço — e então você encontro na final Rickson Gracie. Você estava bem machucado devido as outras duas lutas, como você se sentia no momento de enfrentar Rickson Gracie?

Nakai: Ele tinha boa técnica, E eu usei bastante Judô e chão, e achei que deveria usar o meu jogo de chão para enfretar o Gracie. Eu estava bem confiante de que chegaria as finais e venceria o Rickson.

Sherdog: Depois de perder para Rickson, o que isso mudou em voce? O que você percebeu que deveria mudar no seu jogo?

Nakai: Rickson tinha técnicas superiores e eu estava um pouco surpreso porque ele era muito melhor do que eu pensava. Mas foi uma boa experiencia para mim entender o lutador TOP da época.

Sherdog: Eu soube que depois da luta contra Rickson decidiu começar a treinar jiu-jitsu, basicamente trazendo o estilo de volta ao Japão com você quando retornou. Então, qual foi o processo? Você começou treinando com quem? Quem te deu a faixa preta?

Nakai: Nos dois primeiros anos mantive minha cegueira no olho direito em segredo, pois na época as pessoas eram contra o Vale Tudo. Eu não queria que as pessoas pensassem que VT era um esporte perigoso. Eu me machuquei com técnicas ilegais; Eu não queria que o VT ganhasse uma má reputação. Eu tive que desistir da minha carreira porque eu não conseguia ver os socos vindo até mim. Depois disso, por um ano eu não competi. Na época os lutadores japoneses não eram TOPs, e perdiam muitas lutas, e então pensei, o que é preciso para vencer? Na época eu estava usando bastante judô, mas então eu comecei a pensar "OK, vamos tentar o jiu-jitsu", e então comecei a treinar com a faixa branca.

Sherdog: De quem você pegou a faixa preta?

Nakai: Da federação Internacional de BJJ.

Sherdog: Eu ouvi uma vez que você estava no Mundial, entre os faixa Marrom, ey acho que voce venceu ou ficou entre os primeiros. Depois daqui Carlos Gracie Jr. lh disse, “você nao deveria estar usando a faixa marrom, você já deveria estar usando a preta.” Então voce pegou sua faixa preta do Carlos Gracie Jr.? É verdade essa história?

Nakai: Toda vez que lutei com faixa marrom eu pedia aos organizadores “Posso lutar nessa competição com essa faixa?” e no Pan-Americano eles disseram que eu precisava da faixa preta, mas eu nao tinha um unico mestre — Eu tive um monte de instrutores mas nenhum mestre específico. Para mim, peguei a faixa da Federação.

Sherdog: Depois disso voce voltou ao Japao e criou a Federeção Japonesa de BJJ e as academias Pareastra, como você vê o impacto do seu trabalho?

Nakai: Eu achava que o BJJ era ideal para os japoneses.

Sherdog: Por quê?

Nakai: Japão é Judô. O básico do Brazilian jiu-jitsu é Judô. As pessoas que treinava Judô eram as mesmas que estava ensinando Brazilian jiu-jitsu. Claro, não é apenas judô [também] muito trabalho de chão. Mas as bases do Brazilian jiu-jitsu são as mesmas do judo, e para Vale Tudo é muito importante o trabalho de chão. E eu sabia que o BJJ seria popular no Japao. Então, quando criei meu dojo, claro, Nós tinhamos aulas de VT. Mas eu achava que deveriamos ter muitas aulas de BJJ também.

Sherdog: Abrir um dojo era algo que voce queria fazer a muito tempo?

Nakai: Eu pensava nisso desde que mudei para Yokohama. Então tive a idéia.

Sherdog: Quando você abriu a sua primeira academia, voce esperava que fizesse tanto sucesso? Existem muitas academias em seu nome, e a partir disso o jiu-jitsu se espalhou por todo o Japao. Na epoca voce tinha ideia do quao grande ia ficar?

Nakai: Eu tinha 100% de certeza de que ia ser grande.

Sherdog: Depois de todos esses anos, voce esta satisfeito com o sucesso?

Nakai: Claro, esta em todo o Japao. Mas eu acho que mais e mais gente vai se unir ao esporte.

Sherdog: Você é basicamente uma lenda e um campeão para muitos fãs de SHOOTO e lutadores, tanto dentro como fora doJapao, especialmente pela sua coragem mostrada no JVT. Entao aqui vai uma pergunta boba: Voce se sente como uma lenda?

Nakai: Eu nao sou uma lenda — é muito cedo. Sou um praticante de Jiu-Jitsu.

Sherdog: Voce percebe que tem fãs de todo o mundo, estrangeiros que gostem do SHOOTO na Europa e nas Américas?

Nakai: Eu fico grato que as pessoas saibam de mim. Dez anos se passaram e as pessoas ainda lembram de mim, fico muito grato.

Sherdog: Então, o que vem pela frente?

Nakai: Quero ser campeão mundial de Jiu-Jitsu.

Sherdog: E sobre o seu trabalho no japao com o jiu-jitsu, sua escola, o que queres atingir?

Nakai: Eu quero que meus alunos se fortaleçam e passem para o proximo nivel. Tambem pessoas normais que vem a escola de jiu-jitsu, se eles estao satisfeitos e felizes com o que estao fazendo, está bom demais pra mim.
« Previous
 
Next »
 

1 comentários:

It's really very, very nice, Also I've become a fan of this guy, he actually went further than many representatives of the martial art made until today.