"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

Postura (shisei)



Shisei é a posição base para todos os movimentos. Por isso um shisei correto facilita a rapidez e a precisão na aplicação das técnicas. Deve-se adotar sempre o shisei para que a todo o momento seja possível uma pronta mudança de posição. O peso do corpo é igualmente distribuído por ambos os pés, sobretudo sobre a ponta dos dedos. São as seguintes posições:

Shizen-hontai – posição natural;
Migi-shizentai – posição natural à direita;
Hidari-shizentai – posição natural à esquerda;
Jigo-hontai – posição de defesa;
Migi-jigotai – posição de defesa à direita;
Hidari-jigotai – posição de defesa à esquerda.

Foto shizen tai - Izume Marue
Foto Migi Shizen Tai - Keigan Osumi


A posição natural é a base do Judô. Todos os movimentos e técnicas do Judô começam a partir desta posição, e tal facto deve ser totalmente entendido. É a perfeita posição natural de pé que permite uma perfeita relaxação e que possibilita que se lide com os pressães emocionais e com os problemas da vida. A mente deve estar totalmente aberta e não tensa; atenta a tudo e não fixada numa especifica linho de pensamento. Isto porque quando alguém se pôe em posição natural, o corpo e a mente descarregam ou libertam-se de todas as coisas excepto da consciência da vida. Esta posição é uma perfeita harmonização com a natureza, na qual tudo é como deve ser. A posição dos pés na posição natural é à mesma distância da largura dos ombros. Os pés apontam directamente em frente. Os quadris e os joelhos devem manter-se ligeiramente para baixo, não rigidod, mas relaxados.O peso é colocado diretamante nos quadris, sem inclinações em qualquer direção.Os joelhos estão quase esticados, mas não rigidos e ligeiramente flexionados.Ambos os braços e mãos mantêm-se relaxados e suspensos em ambos os lados.A palma da mão virada para dentro; a cabeça mantén-se para frente.


Jigotai (a posição defensiva)

Jigo-tai é a posição defensiva e pode manter o nosso corpo protegido e é uma atitude perante o ataque de um oponente.Na pratica do judô , o ataque é o melhor método de defesa e a defesa deve ser uma contra-projeção.jigo-tai não deve ser entendido como uma única posição de defesa, mas também que se pode contrariar o ataque do oponente.
durante os movimentos do judô, deve estar-se sempre atento as oportunidades de mudar as ações de3fensivas para ações ofencivas e de mudar o ataque para a defesa.A oportunidade atacar e defender surgem sempre ao mesmo tempo.
sobre a posição defensiva:
A posição dos pés.Os pés devem ser colocados em posição natural e , definitivamente, não de3vem ser colocados a maior distância do que isto,se os pés forem colocados a uma distância maior que a posição natural, o equilibrio é facilmente destruido, a posição fica fraca e o movimento mais difícil.
Os joelhos para uma boa defesa não devem estar nem aberto nem esticados.As pernas dobradas em ângulo de 140 graus.
O corpo acima do quadril deve estar rigido e esticado; o peso do corpo deve ser colocado para baixo em frente cerca de 45 graus.
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: