"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

Karatê


O karatê é uma arte marcial originária de Okinawa, foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karatê enfatiza as técnicas de percussão atemi waza ( defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de Karatê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.


Kihon (基本 - fundamentos) é o estudo dos movimentos básicos.

Kata (型 - forma, padrão) é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos.
Kumite (組手 - encontro de mãos) é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos pré-determinados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.


Originalmente a palavra karatê era escrita com os ideogramas 空手 (mãos vazias) se referindo à dinastia chinesa Tang ou, por extensão, a mão chinesa, refletindo a influência chinesa nesse estilo de luta.
O karatê é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de Okinawa-te (mão de Okinawa). Os estilos de karatê de Okinawa mais antigos são o "Shuri-te","Naha-te" e "Tomari-te", assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.
Em [1820] Sokon Matsumura fundiu os três estilos e deu o nome de shorin (pronuncia japonesa para a palavra chinesa "shaolin"), que é também a pronúncia dos ideogramas 少林 (pequeno e bosque). Entretanto os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin Funakoshi, um estudante de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu, foi a pessoa que introduziu e popularizou o karatê nas ilhas principais do arquipélago japonês.
O karatê de Funakoshi teve origem na versão de Itosu do estilo shorin-ryu de Matsumura que é comumente chamado de shorei-ryu. Posteriormente o estilo de Funakoshi foi chamado por outros de shotokan porque seu apelido "shoto". O kanji kan (館) significa prédio/construção, portanto Shotokan significa o Prédio de Shoto. O estilo Shotokan foi popularizado no Japão e introduzido nas escolas secundárias antes da Segunda Guerra Mundial.
Como muitas das artes marciais praticadas no Japão, o karatê fez a sua transição para o karate-do no início do século XX. O do em karate-do significa caminho, palavra que é análoga ao familiar conceito de tao. Como foi adotado na moderna cultura japonesa, o karatê está imbuído de certos elementos do zen budismo, sendo que a prática do karatê algumas vezes é chamada de “zen em movimento”. As aulas frequentemente começam e terminam com curtos períodos de meditação. Também a repetição de movimentos, como a executada no kata, é consistente com a meditação zen pretendendo maximizar o autocontrole, a atenção, a força e velocidade, mesmo em condições adversas. A influência do zen nesta arte marcial depende muito da interpretação de cada instrutor.
A modernização e sistematização do karatê no Japão também incluiu a adoção do uniforme branco(kimono ou karategi) e de faixas coloridas indicadoras do estágio alcançado pelo aluno, ambos criados e popularizados por Jigoro Kano, fundador do judô. Fotos de antigos praticantes de karatê de Okinawa mostram os mestres em roupas do dia-a-dia.

Os KANJI para TODE, TE e KARATE são respectivamente: 唐手、手、空手Em algumas publicações ocidentais é muito comum encontrar-mos uma "confusão generalizada" em se tratando da aplicação destes três termos e cada um deles aponta para uma Arte específica.Tomemos, por exemplo, a utilização e evolução destes termos nos títulos dos livros escritos pelo Mestre Funakoshi Gichin:琉球拳法・唐手 (Ryukyu Kenpo, Karate (Novembro/1922).)錬胆護身・唐手術 (Rentan Goshin, Karate-jutsu (Março/1925).)空手道教範 (Karate-Do Kyohan (Maio/1935).)Tecnicamente, a utilização destes termos é bastante simples:唐手 - Tode - É o termo utilizado para expressar Artes Marciais chinesas. (Nota: em Coreano, estes ideogramas são lidos "Tang Su" (em Japonês "Karate"), posteriormente com o acrescimo de mais um ideograma tornou-se "Tang Su Do" (em Japonês "Karate-Do").)手 - Te - É o termo utilizado para expressar Artes Marciais praticadas em Okinawa (como Shuri-te, Naha-te e Tomari-te).空手 - Karate - É o termo utilizado para expressar as Artes Marciais de Okinawa ensinadas no Japão.No livro de Mabuni Kenwa:攻防拳法・空手入門 (Kobo Kenpo, Karate Nyumon.)


Estilos


No karatê existe um número muito grande de estilos e escolas. Os mais conhecidos atualmente são: Shotokan, a escola Shotokai, Goju-ryu, Wado-ryu (caminho da paz) e Shito-ryu. Todos eles criados na primeira metade do século XX. O Kyokushin (verdade final) é outro estilo muito popular, apesar de mais recente. Além desses, existem: Shaolin, Shobayashi, Matsubayashi-ryu, Kobayashi-ryu, Matsumura Seito e Matsumura Motobu. Desses se originaram estilos como Chito-ryu, Shorinji-ryu (Kempo) e Shorei-ryu. Outros estilos importantes incluem o Seido, Uechi-ryu, Shudokan, Shukokai, Isshin-ryu e Shindo-jinen-ryu. Alguns mestres do karatê criaram estilos que são a combinação de vários estilos, como o JIKC (Japanese International Karate Center) ou o Kata shubu do ryu.


Relação de alguns dos principais estilos:


[[Goju-Ryu (剛柔流 gōjū ryū em japonês) é uma escola de karatê originária de Okinawa. É um estilo que mescla formas "rígidas, duras" (Go) com formas "suaves" (Ju), criado por Chojun Miyagi, aluno do mestre Kanryo Higaonna, maior autoridade do Naha Te em Okinawa. Mestre Miyagi após passar 4 anos na China, onde treinou os estilos Pa Kua Chang e Shaolin Chuan, voltou a Okinawa e, baseando-se no princípio do YIN-YANG (as energias negativa e positiva que regem o universo), ele uniu a flexibilidade das artes chinesas à rigidez do Naha-Te, criando o Goju-ryu - A Escola do Rígido e Flexivel. GO = RÍGIDO JU = FLEXÍVEL RYU= ESTILO
O Goju-ryu é o estilo de Karate que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Ele ensina como agir: se com energia ou brandura, rapidez ou suavidade. Praticar Goju-ryu é aprender a ser como a água: fluída e sem forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente. O Goju-ryu caracteriza-se também por movimentos circulares.


Shotokan (松涛館) é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo karate deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa edificação ou salão.
Os alunos de Funakoshi construíram um dojo (道場, lugar do Caminho) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Edifício de Shoto). Acredita-se que a origem do nome do estilo seja essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.
O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes, predominancia de movimentos de mão e chutes no máximo até o peito. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrivel e quase sobre-humano. No karaté shotokan são levados a sério factos como a concentração e o estado de espirito, pois sem concentração e um estado de espirito leve mas determinado a técnina de pouco serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a pratica e determinação.
Possui 29 katas (ou forma, também mencionado como o "balé da morte" por se tratar de uma sequencia de movimentos contra 4 ou mais adversários executados de tal forma que se assemelha a uma dança), sendo 3 não reconhecidos por serem usados apenas para uma melhor introdução ao praticante). seguindo ainda um metedo de ensino que divide a aula em três partes (o já citado kata, o kumitê e o kihon.).
Os katas auxiliam o iniciante a assimilar o estilo e aprender as técnicas básicas de movimentar-se, defender-se e atacar. Para o avançado os katas são um confronto com as ideias dos velhos mestres, nestes confrontos os atuais praticantes entendem os segredos da arte, que só são aprendidos mediante prática exaustiva e não oralmente.
O karate Shotokan está dividido em 8 níveis ou faixas (obi): 8ºKyu (cinto branco), 7ºKyu (cinto amarelo), 6º Kyu (cinto laranja), 5ºKyu (cinto verde), 4ºKyu (cinto azul), 3ºKyu (cinto vermelho), 2ºKyu (1º cinto castanho), 1º Kyu(2ºcinto castanho), 1ºDan (faixa preta), 2ºDan (faixa preta),..., 10ºDan (faixa preta), e para cada nível existe um tipo diferente de kata, kumite e kihon, excepto a partir do 1º Dan, no qual apenas a kata e o kihon mudam.


Wado-ryu (和道流) (também grafado Wadoryu ou Wado Ryu) é o estilo de Karate fundado pelo mestre japonês Hironori Otsuka em 1934, misturando técnicas de artes marciais como Ju-Jutsu com a luta difundida pelo mestre Gichin Funakoshi (considerado o pai do Karaté moderno e criador do estilo Shotokan).

Wado significa, em tradução literal para o português, "caminho (do) da paz e harmonia (wa)". Em 1940, mestre Hironori Otsuka fundou a Wado-kai (kai = organização), com o objetivo de consolidar as diretrizes e garantir a padronização das técnicas do Wado-ryu (ryu = estilo).
O estilo Wado de Karate se diferencia dos demais pela utilização de técnicas de esquiva (sabaki e nagashi), projeção (muito comuns no Judo, no Aikido e no Ju-Jutsu) e movimentação/troca de guarda (ten-i, ten-tai e ten-gui). Isso se deve ao fato de Mestre Otsuka ter se graduado em Judo e Kendo.
No Karate Wado, as técnicas de defesa (ukewaza) são fortemente baseadas na esquiva e na movimentação de quadril, em detrimento dos bloqueios simples feitos com os braços e as mãos. Já o ataque é lançado quase simultaneamente à defesa, visando aproveitar ao máximo a força usada pelo adversário na agressão.
Um dos princípios do Wado é obter o máximo de eficiência com o mínimo gasto de energia.
Outro diferencial marcante do Karate Wado é a prática do yakussoku kumitê (luta combinada): técnica de simulação exclusiva do estilo que permite aos lutadores o treino de situações de projeção, esquiva, imobilização, finalização, defesa, ataque e contra-ataque.
No Wado, a sequência de faixas é a seguinte: branca (Mukyu), amarelo (8º kyu), laranja (7º kyu), bordô (6º kyu), azul (5º kyu), verde (4º kyu), roxa (3º kyu), marrom (2º kyu) e preto (1º Dan)(do principiante ao mais graduado).
Estima-se que o Karate Wado-Ryu tenha cerca de 600 mil praticantes em todo o mundo. A sede da Wado-kai está localizada em Tóquio, no Japão. A entidade já foi presidida por Ryutaro Hashimoto, ex-primeiro-ministro japonês e faixa preta de Wado Ryu.


Shotokai é uma escola de karate. Assim como a shotokan, foi fundada pelo mestre Gichin Funakoshi.
Shoto era o nome com que o mestre Funakoshi assinava os seus poemas e uma tradução desta expressão pode ser "o pinheiro e o mar". Shotokai pode ser traduzido como o "grupo de Shoto".

O Shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluído e onde não existe competição, por se considerar que esta desvirtua o estilo e os objectivos do karate. As kata são as mesmas do shotokan, embora feitas com movimentos mais fluídos e lentos. Por norma o kumite é muito controlado, em termos de definir quem ataca e quem defende, bem como onde são direccionados os ataques, isto uma vez que os ataques são produzidos com intensidade máxima.
Existem duas vertentes principais, a da Nihon Karate Do Shotokai, a organização criada pelo "grupo de Shoto" e a da KDS (Karate Do Shotokai) fundada por Mitsusuke Harada.
Existem duas vertentes principais, a da Nihon Karate Do Shotokai, a organização criada pelo "grupo de Shoto" e a da KDS (Karate Do Shotokai) fundada por Mitsusuke Harada. Devemos lembrar que o Mestre M.Harada teve como instrutor durante 3 anos ao criador do karatê G.Funakoshi 5 dias por semana, 3 horas cada vez, se presume que é a pessoa viva que mais treinou com o Mestre Funakoshi.


O estilo Shorin-ryu (小林流), teve, como seu maior representante no século XIX, o mestre Sokon Matsumura. Instituído, segundo algumas fontes, por Choshin Chibana (que batizou o estilo com o nome "Shorin-ryu" em 1933), é um dos estilos tradicionais de caratê de Okinawa. Shorin é a tradução japonesa da palavra chinesa shaolin (que, traduzida para o português, significa "pequeno bosque"). Esse nome se deve ao fato deste estilo de caratê ser formado a partir de uma junção de técnicas da luta de Okinawa - denominadas Okinawa-te - com técnicas de lutas chinesas.
O maior representante do estilo Shorin-ryu no Brasil é o sensei Yoshihide Shinzato (10º DAN), que, aos 80 anos de idade, ainda ensina o estilo em seu dojo, a Associação Okinawa de Karate-do Shorin-ryu, na cidade de Santos (SP). O estilo, hoje bastante difundido, conta com vários atletas integrando a seleção paulista, e também a seleção brasileira, nas federações às quais está filiado.
As técnicas do estilo são aperfeiçoadas através do treino de kihon (exercícios fundamentais), kata (exercícios formais) e kumite (luta), incorporando princípios filosóficos, tanto na teoria quanto na prática. Há, ao todo, 21 kata, aprendidos pelos praticantes do estilo nesta ordem: Naihanchi Shodan, Fukyu-gata Dai Ichi, Naihanchi Nidan, Naihanchi Sandan, Fukyu-gata Dai Ni, Pinan Shodan, Pinan Nidan, Pinan Sandan, Pinan Yondan, Pinan Godan, Itosu no Passai (Passai Sho), Kussanku Sho, Matsumura no Passai (Passai Dai), Kussanku Dai, Chinto, Jion, Gojushi-ho, Teesho, Koryu Passai, Unshu e Ryuko. Ao chegar ao 5º DAN, o carateca do estilo Shorin-ryu deve saber fazer e demonstrar com maestria as técnicas contidas nestes 21 kata.


Kyokushin karate (極 Kyoku = extremo,真 Shin = verdade, 会 Kai = associação) foi criado pelo Sonsai Masutatsu Oyama, Hyung Yee nasceu na Coréia em 1923. Adotou o nome japonês "Masutatsu Oyama" (elevação da alta montanha) quando decidiu dedicar sua vida ao karate. Em sua terra natal, Hyung Yee descobriu cedo as artes marciais locais, principalmente o tae-kyon e o tae-kwon-pup, raízes do tae-kwon-do. Ainda em seu país, Oyama estudou também diferentes formas do kenpo chinês e japonês. Nessa época, o principal modelo de Oyama era Otto von Bismarck, unificador da Alemanha. “Queria ser o ‘Bismarck do Oriente’. Então, saí de casa aos 13 anos e fui para Tóquio”. Na capital japonesa, Oyama praticou inicialmente o judô. Em 1938, matriculou-se na escola de karate shotokan. “Pratiquei o shotokan, mas já duvidava de sua abordagem linear. Não gostava da idéia de controlar minhas técnicas. Era rígido demais para mim, então saí”. Oyama deixou o dojo shotokan dois anos depois. Passou a dedicar-se, então, ao goju-ryu e ao estudo Zen. "No karate, o espírito conta mais que a técnica ou a força. É ele que permite ao indivíduo se mover e agir em plena liberdade. Para fortalecer o espírito, a meditação Zen é muito importante. Através dela, podemos vencer a emoção e o pensamento. O homem que quer seguir a via do karate não pode negligenciar o Zen e o aperfeiçoamento espiritual”.

Em 1948, Oyama se impôs um exílio voluntário de 18 meses, no monte Kiyosumi (Japão). "Todos que se dedicam a uma causa devem passar por um período de isolamento. Meu treinamento cotidiano começava bem cedo, com uma sessão de purificação espiritual sob as águas geladas de uma cascata. Depois, eu voltava correndo à minha humilde moradia para continuar o treino. Mudava pedras e troncos de árvores de lugar, mergulhava nas torrentes geladas. E terminava o treino matinal com nova sessão de meditação. A tarde era dedicada à prática do karate. Instalei makiwaras nos troncos das árvores e os golpeava durante várias horas, com os punhos e com os pés. Exercitava também o quebramento até que o estado de minhas mãos me impedisse de continuar”. Na medida em que Oyama tomava consciência de sua força, um projeto começou a germinar em seu espírito: o de realizar uma façanha fora do comum, que provasse a superioridade do karate sobre todas as outras formas de combate a mãos nuas. Decidiu repetir o feito de certos praticantes de kenpo de Okinawa e abater touros.

Oyama foi a diferentes matadouros da prefeitura de Shiba, a fim de testar seu poder de golpe. Depois de várias tentativas cuidadosas, ele conseguiu abater o primeiro touro. A técnica consistia em desferir um golpe com o punho direto (tsuki) sobre a fronte do animal. Em 1950, pela primeira vez, Oyama enfrentou um touro em uma arena. O animal dobrou sob o efeito do primeiro tsuki, mas Oyama não conseguiu acabar com ele. Tentou um golpe circular com a mão (mawashi-shutô-uchi) e quebrou os chifres do animal. Depois disso, no Japão e nos Estados Unidos, enfrentou 52 touros, partindo os chifres de 49 e matando os outros três. Um desses confrontos foi filmado pela Shochiku Motion Picture, ver video ; http://www.youtube.com/watch?v=2UMkvcPpF1Q&eurl=http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=127113
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: