"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

BUDO - BIOGR.'s Jigoro Kano


Jigoro Kano nasceu a 28 de Outubro de 1860, em Hamahigashi, vila deMikage (hoje parte da cidade de Kobe), Perfeitura de Hyogo,Japão. Foi o terceiro rapaz n uma família de três meninos e duas meninas, e era fisicamente fraco nos seus primeiros anos de vida.
Herdou o apelido, Kano, de sua mãe Sadako, que era a filha a mais velha deum rico fabricante de cerveja de, Nada, Perfeitura de Shiga. Uma vez quenão havia um filho varão para herdar o negócio da família e para fazer perdurar o nome da família, quando Jirosaku a desposou consentiu em tornar-se membro da casa de Kano passando a usar o nome de família da sua noiva.
Em 1869, quando Jigoro tinhasomente nove anos, a sua adorada mãe faleceu e, Jirosaku Kano,decidiu-se mandar o seu filho Gigoro, acompanhado pelo irmão maisvelho, Kensaku, para a pequena escola particular de Seisatsusho Juku, emTóquio.
Em 1873, já reconhecido como um excelente estudante, Gigoro passou para Ikuei Giguku, uma escola onde cada disciplina era ensinada por professores Europeus, sendo o idioma das lições inglês ou alemão. O ano que passou nesta escola foi muito duro já que era frequentemente agredido pelos colegas mais velhos e mesmo pelos seus companheiros de quarto.
No ano seguinte entrou na escola delínguas estrangeiras de Tóquio e, em 1875, inscreveu-se em Kaisei uma escola reservada à elite, que mais tarde seria nomeada Universidade Imperial de Tokyo. Infelizmente para ele também aqui a tradição de agredir e espancar osnovos estudantes era comum.
Um dia, já com 15 anos, ele ouve Nakai Baisei (um antigo membro da guarda pessoal do shogun) dizer queo Ju-jutsu é um excelente método de treino físico. Resolve, pois, pedir a Baisei que lhe ensine esta arte, mas ele recusa, ripostando que o Ju-jutsu é uma coisa do passado, completamente inadequado para um menino como ele.

Mas Kano estava firmemente decidido a aprender Ju-jutsu, e assim, em 1877, encontra um pequeno dojo no distrito de Nihonbashi conduzido por Mestre Hachinosuke Fukuda da linha Tenshin Shinyo de Ju-jutsu.
Apesar da sua fraqueza física cedo se revela um bom estudante de Ju-jutsu e assim, dois anos mais tarde, em 1879, quando se organizou uma demonstração de Budo em honra do presidente UlyssesGrant dos E. U., Jigoro Kano foi um dos estudantes escolhidos por Fukuda Sensei para participar . A entusiástica reacção do Presidente, afirmando que o Ju-jutsu deveria ser mostrado a todo o mundo, marca profundamente Kano.
Infelizmente, 9 dias depois da demonstração Fukuda Sensei morre eKano, agora com vinte anos, é nomeado pela família do mestre como o responsável do dojo. Bem ciente da sua inexperiência procura por Iso Sensei (o Mestre que emparceirara com Fukuda Sensei durante a demonstração perante o Presidente Grant) e torna-se seuassistente.
No ano seguinte, durante uma demonstração de Yoshin Ju-jutsu executada na Universidade Imperial de Tokyo, pede para defrontar-se em Randori com Ichimon Tozuka o filhode Mestre Hikosuke Tozuka. Kano sente-se esmagado por algumas das técnicas de Yoshin-ryu Ju-jutsu e apercebe-se que a evolução do Ju-jutsu,não consiste em fixar-se num determinado método ou escola, mas sim em incorporar o que há de melhor em cada um, criando um método inteiramente novo.
Em Junho 1881 morre o seu Mestre Iso. No mês seguinte Jigoro Kano obtém a sua licenciatura pelo Departamento da Literatura da Universidade de Tóquio ereinscreve-se, logo de seguida, n um curso especial anual de filosofia.
Tem de procurar um novo professor de Ju-jutsu, assim, através de uma carta de recomendação, chega a Iikubo Mestre da linhagem Kito-ryu de Ju-jutsu,transformando-se num estudante dessa escola.

Em Fevereiro de 1882, com o acordo de seu mestre, Jigoro Kano, agora com 22 anos, leva consigo nove dos seus mais próximos estudantes do dojo deKito-ryu, e funda o seu próprio dojo no temple de Eishoji. Duas ou três vezes por semana Iikubo Sensei vai ao templo ajudar a treinar os estudantes de Kano.
Kano baptiza o dojo de Kodokan e passa a dedicar-se à formulação de um sistema de Ju-jutsu reformado fundado em princípios científicos, integrando o combate com a instrução mental e física. Do Kito-ryu adopta o "katamewaza" (técnicas no chão) e o "atemi-waza" (técnicas de projecção) , mantendo as técnicas que se conformam aos princípios científicos e rejeitando todas asoutras. Todas as técnicas prejudiciais e perigosas também são eliminadas.
Em 1884 são promulgados os Estatutos do Kodokan e Kano declara: "juntando as aptidões que adquiri junto das várias escolas de ju-jutsu, e adicionando meus próprios dispositivos e invenções, fundei um sistema novo para a cultura física, treino mental e treino de competição. A este método eu chamo Judo Kodokan.
A sua paixão pela educação levou-o em1885, com somente 25 anos de idade, ao lugar de Reitor de Gakushuin. Ali impôsuma disciplina estrita permitindo que os estudantes fôssem para somente aos fins de semana, obrigando-os executar tarefas menores e ensinando-lhes humildade. Propôs também um acto revolucionário para a época ao abrir, as portas da escola aos comuns. O ambiente interno mudou por completo sob a administração de Kano, e não supreende que os pais dos estudantes ficassem cheios de admiração pelas maravilhas operadas emGakushuin.
Naquela época gerou-se uma feroz rivalidade entre os seguidores do Ju-jutsu tradicional e os adeptos do Judo. Porém, em breve, a superioridade do judo se tornaria evidente, especialmente após o Torneio de Artes Marciais de 1886 onde, em 15 encontros com escolas de Ju-jutsu, o Judo Kodokan venceu 12, perdeu dois e empatou um.

Uma vez firmemente estabelecidas as bases do Kodokan, os pensamentos deKano viraram-se para a propagação do Judo numa âmbito nacional e eventualmente por todo o mundo. De facto, Kano embarcou para a sua primeira visita ultramarina em 1889, pelos auspícios do Ministério da Educação, encarregado de efectuar uma investigação sobre a os métodos educativos na Europa e aproveitou para espalhar as novidades sobre o novo desporto japonês - o judo.
Em1894 um corpo consultivo foi criado, o Conselho do Kodokan.O Kodokan transformou-se oficialmente uma fundação em Maio de 1909. No mesmo ano Jigoro Kano foi eleito como representante Japonês do Comité Olímpico Internacional.
Em abril de 1911 é criado o Departamento de Formação de Instrutores de Judo. Em 1912, Kano tinha feito nada menos que nove viagenspara fora do Japão com o objectivo de despertar o interesse pelo novo desporto japonês. Em 1922, foi criada a Associação dos Dan's do Kodokan.
Em 1926 o Judo substitui o Ju-jutsu como disciplina oficial do programa de educação física das escolas japonesas.
Em 1932 é fundada a Sociedade de Investigação Médica em Judo. No mesmo ano o Presidente do Município de Tóquio sugere, durante uma visita ao Kodokan, que Tóquio seja sede dos Jogos Olímpicos de 1940. Kano viaja para Los Angeles para participar na 10ª Olimpíada.

Em 1934 o Kodokan comemora o seu 50º aniversário. No mesmo ano GigoroKano visita Paris para encontrar-se com membros do COI para discutir aoferta de Tóquio para hospedar os Jogos Olímpicos de 1940 .
Em 1935 Kano recebe o prémio Asahi para contribuições proeminentes noscampos da arte, ciência e desporto. Três anos mais tarde participa numa reunião do COI, que ocorre no Cairo, e consegue que Tóquio seja aceite como local para a realização das Olimpíadas de 1940 nas quais o judo deveria ser incluído primeira vez como um das modalidades.
No regresso dessa conferência a bordo os SS Hikawa Maru, contrai uma pneumonia e morre a 4 de Maio de1938, com 78 anos.


Fonte, www.cao.pt
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: