"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

BUDO - BIOGR.'s Sokaku Takeda


Sokaku Takeda, nasceu em 1859 (ou 1860) em Aizu. O seu primeiro mestre foi o próprio pai - Sokichi Takeda (1819-1906) - campeão de Sumo e mestre de esgrima. Takeda aprendeu também técnicas de manuseamento de lança da escola Hozoin Sho-jutsu. O seu principal mestre foi, porém, Tanomo Saigo (pai do famoso judoka Shiro Saigo) que lhe ensinou as oshiki-uchi - técnicas secretas do clã Aizu. Saigo, no leito de morte aconselhou Takeda a depor a espada e a transmitir apenas os ensinamentos de Ju-jutsu que lhe transmitira.
Foi casado duas vezes, primeiro com, Kon, de quem teve dois filhos e depois com Sue que lhe deu sete crianças, entre as quais Tokimune o actual instrutor-chefe do Daito-ryu.
Considerado, por alguns, o maior artista marcial da sua época e por outros uma espécie de "ronin fora de época e sem cultura", passou grande parte da sua vida em viagens pelo Japão defrontando todo o tipo de artistas marciais que encontrava. Foi o fundador do Daito Ryu Aikijutsu e tem a reputação de ter ensinado cerca de 30 000 estudantes. No domínio técnico Takeda foi uma das principais referências de Morihei Ueshiba.
Fonte, www.cao.pt
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: