"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

BUDO - BIOGR.'s Morihei Ueshiba


Morihei Ueshiba nasceu no dia 14 de Dezembro, de 1883 em Tanabe, Província de Kii (actual Prefeitura de Wakayama). Os seus pais chamavam-se Yoroku e Yuki Ueshiba.
Em Outubro de 1902, desposa Hatsu Itogawa, uma sua prima afastada.
Ueshiba estudou as seguintes artes marciais:Tenjin Shin'yo-ryu Jujutsu com Tokusaburo Tozawa por um período breve em 1901 em Tokyo; Goto-goto-ha Yagyu Shingan-ryu com Masakatsu Nakai de c. 1903 a c. 1908 na cidade de Sakai perto de Osaka; Judo com Kiyoichi Takagi c. 1911 em Tanabe; Daito-ryu Jujutsu com Sokaku Takeda a partir de 1915 em Hokkaido.
Provavelmente Ueshiba participou em mais seminários adicionais ministrados por Takeda. Embora os detalhes não sejam conhecidos com precisão, sabe-se que Ueshiba acompanhou também o seu professor como assistente enquanto viveu em Hokkaido. Além disso, recebeu de Takeda em 1922 ,um "rolo de transmissão" de esgrima de Shinkage-ryu, durante a última estada deste em Ayabe. A sua associação directa com a escola de Takeda está documentada entre 1915 e 1937.
Pode também ter recebido influências da escola de esgrima de Yagyu Shinkage-ryujá que Kosaburo Gejo foi seu estudante durante alguns anos nas décadas de 20 e 30 no Dojo Kobukan.
O fundador do Aikido foi influenciado também filosófica e religiosamente pela religião de Omoto, em especial pelo Reverendo Onisaburo Deguchi. A sua ligação a esta religião começou em Dezembro de 1919. Ueshiba viveu em Ayabe de 1920 a 1927 participando activamente como crente de Omoto e apoiante de Deguchi. Em 1924 acompanhou o líder do Omoto-kyo numa expedição de má-memória pela Manchúria e Mongólia, numa tentativa de ali estabelecer uma colónia utópica.
Incitado por diversos oficiais militares do elevada categoria, nomeadamente o Almirante Isamu Takeshita, Ueshiba mudou-se para Tóquio, em 1927, passando a ensinar em diversos locais antes de fundar o Dojo Kobukan em 1931.
Este dojo constitui o centro das suas atividades nos 11 anos seguintes, tornando-se extremamente activo como professor de Daito-ryu Aikijujutsu. Gradualmente separou-se de Sokaku Takeda e começou a chamar à sua arte "Budo". Na fase final da décade de 30 , o fundador realizou várias viagens à Manchuria onde realizou seminários e demonstrações. Com o desencadear da Segunda Guerra Mundial, renunciou aos seus postos de ensino em Tóquio, que incluiam diversas escolas militares, e retirou-se para Iwama.
Durante e imediatamente após a guerra, Ueshiba permaneceu em lwama devotando-se intensivamente ao treino, à meditação e à agricultura. Afirmou repetidamente que foi em lwama que aperfeiçoou o Aikido moderno. Em meados dos anos 50, o fundador começou a gastar considerável tempo em Tóquio tendo viajado também, frequentemente à região de Kansai.
Ueshiba recebeu a medalha da honra com a fita roxa do governo japonês em 1960. Em 1961, acompanhado por Koichi Tohei e por Nobuyoshi Tamura, visitou o Hawai para participar na abertura da Aikikai de Honolulu.
Os seus últimos anos foram passadosprincipalmente em Tóquio à medida que a sua saúde se tornava gradualmente mais frágil.Não obstante continuou ensinando até aos primeiros dias de Fevereiro de 1969, altura em que adoeceu sendo admitido no hospital dauniversidade de Keio. Pouco depois foi-lhe dada alta para voltar a casa onde viria a morrer com um cancro de fígado em 26 abril de 1969.
Foi-lhe concedido a título póstumo o nome budista de Aiki-in Seibu Enyu Daidoshi.
Ueshiba ensinou dezenas de milhares de estudantes durante a sua carreira que se estendeu por 50 anos e é recordado pelo seu ponto de vista ético humanista das artes marciais que abraça o ideal da não-violência,mais do que a mera derrota do adversário.


Mais sobre Morihei Ueshiba)


Fonte, www.cao.pt
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: