"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

A história do Judô ao Brasil parte 2


Como vimos na primeira matéria Mitsuyo Maeda, também conhecido como conde Koma, foi enviado ao Brasilpelo Kodokan e pelo governo japonês em missão diplomática com o objetivo de receber os imigrantes japoneses e fixá-los no país. Sensei da Academia Kodokan de judô, Maeda ensinou Carlos Gracie,(foto da familia gracie), em virtude da afinidade com seu pai, Gastão Gracie. Carlos por sua vez ensinou a seus demais irmãos, em especial a Hélio Gracie. Neste ponto surgem duas teorias. A primeira alega que Maeda ensinou somente o judô de Jigoro Kano a Carlos, e esse o repassou a Hélio, que era o mais franzino dos Gracie, adaptando-o com grande enfoque no Ne-Waza - técnicas de solo do judô, ponto central do jiu-jitsu desportivo brasileiro. Para compensar seu biotipo, a partir dos ensinamentos de Carlos, Hélio aprimorou a parte de solo pelo uso do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força extra que o mesmo não dispunha. A segunda teoria, apoiada pelos Gracies, fala que Maeda era, também, exímio praticante de jiu-jitsu antigo, como Jigoro Kano, e foi essa a arte que ensinou ao brasileiros. Porém, em uma recente entrevista, Hélio Gracie afirma que "Carlos lutava judô", veja a entrevista,
Mas o certo é que o ju-jutsu tradicional de muito difere do praticado no Brasil atualmente. O praticado no Brasil atualmente possui mais imobilizações, chaves e finalizações, privilegiando o uso da técnica em detrimento da força, uma luta quase que toda desenvolvida em ne-waza.

Sobre a família Gracie assim escreveu Henrrique Pongetti, prefaciando o livro escrito por Carlos Gracie "Introdução ao Jiu-jitsu" Rio de Janeiro 1948.
"Na história do nosso esporte os irmão Gracies hão de ocupar um capítulo isolado.O que ele3s fizeram para aclimatar o jiu-jitsu no Brasil, para provar a superioridade desse método de defesa individual sobre todos os outros, constitui um exemplo ìmpar de perseverança e de bravura.Hélio, Jorge, Gastão e Osvaldo, orientados per seu irmão mais velho Carlos, derrotaram mestres de luta-livre e capoeira temíveis, boxeadores e massas-brutas habituados a desmoralizar o adversário com a simples apresentação do corpo semi despido.Isso seria notável, mas não seria tudo, se eles não houvessem vencidos professores nipônicos de jiu-jitsu, nascidos na terra berço da diabólica luta, criados na prática dos seus gopes imprevistos, tãofelinos, tão anatômicos, tão humanos em seu objetivo de paralizar a ofensa sem ferir o ofensor.
Carlos tem olhos azuis de poeta e uma calma de jogador de xadrex.Quem lhe observa o tipo não desconfia da soma de virtudes combativas que se ocultam dabaixo daquela máscara de contemplador, daquele todo de homem marcial, habituado a ver lutas do alto palanque ebúrneo.
Carlos Gracie fez de seus irmãos lutadores admiráveis, mas , para benefício nosso fez também deles grandes instrutores de jiu-jitsu.Só conheço a escola de Hélio (o mestre perfeito), frequentadíssima por homens de todas as idades e de alta situação social que ali vão buscar, mais ainda do que incomparável arma de defesa: a súde física e mora.Hélio aprimorou-se no estudo profundo dos golpes, tornou-se em certos casos um inovador;mas como mestre ampliou os seus conhecimentos de fisiologia humana para resguardaros seuws alunos idosos de qualquer surpresa.Um espatáculo adamirável é a aula suave de jiu-jitsu para esses homens não mais jovens, mas jovens bastante para reagir contra o poder disssolvente da vida sedentária.O jiu-jitsu integral estará ao alcance pouco depois quando a elasticidae dos menbros receberem a aprovação do mestre.
Este livro é o primeiro de uma série planejada por Carlos Gracie, a pedido dos entusiastas do jiu-jitsu no Brasil.É por assim ddizer o seu prefácio, mas de uma importância capital.Reúne observações de um atleta que há anos pôs em rigorosa prática os conselhos que ministraq.Carlos viveem obediência aos ditame3s da natureza.Não bebe, não fuma e segue uma esclarecida norma alimentar.O seu físico nega a sua idade; os anos não conseguem fazer no seu corpoe no seu espírito os e3stragos habituais.Leiam atentamente estes conselhos, são de3 um homem exepicional qeu fez tudo o quento nestas páginas nos manda fazer!"
Assim começou a saga da Familia Gracie no mundo das lutas, atarvés das aulas de Maeda que era originário do Judô Kodokan.
« Previous
 
Next »
 

2 comentários:

Oi, vc sabe onde posso encontrar o livro introdução ao jiu jitsu, do Carlos Gracie?

Oi, vc sabe onde posso encontrar o livro introdução ao jiu jitsu, do Carlos Gracie?