"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

Seiryoku-zen’yo-kokumin-taiiku – Educação física nacional baseada no princípio da eficácia máxima


É ensinado em toas as escolas do Japão como uma forma de educação fisica baseado no principio da máxima eficiência , visando o treino do corpo.

Esse kata é desenvolvido em 02 partes:

O primeiro é o Tadoku-renshiu, esse kata é praticado sozinho com repetição dos diversos golpes em todas as direções.

O segundo é o Satai-reshiu, esse kata é praticado com o companheiro e e´subdividido e3m kimi-shikie ju-shiki.


I. Tandoku-renshu – Exercícios executados sem parceiro

A. Goho-ate – Ataque em cinco direções.


. Hidari-mae-naname-ate – Dar um golpe oblíquo à esquerda2. Migi-ate – Dar um golpe para a direita3. Ushiro-ate – Dar um golpe para trás4. Mae-ate – Dar um golpe para a frente5. Ue-ate – Dar um golpe para cima


B. O-goho-ate – Grandes golpes em cinco direcções


. O.hidari-mae-naname-ate – Grande golpe oblíquo à esquerda7. O-migi-ate – Grande golpe para a direita8. O-ushiro-ate – Grande golpe para trás9. O-mae-ate – Grande golpe para a frente10. O-ue-ate – Grande golpe para cima


. Goho-geri – Pontapés nas cinco direcções


11. Mae-geri- Pontapé para a frente12. Ushiro-geri – Pontapé para trás13. Hidari-mae-naname-geri – Pontapé oblíquo à esquerda 14. Migi-mae-naname-geri – Pontapé oblíquo à direita15. Taka-geri – Pontapé para cima16. Kagami-migaki – Limpar o espelho17. Saya-uchi – Golpes à direita e à esquerda18. Zengo-tsuki – Golpes para a frente e para trás19. Ryote-ue-tsuki – Golpe para cima com as duas mãos20. O-ryote-ue-tsuki – Grande golpe para cima com as duas mãos21. Sayu-kogo-shita-tsuki – Golpe para baixo alternadamente à direita e à esquerda22. Ryote-shita-tsuki – Golpe para baixo com as duas mãos23. Naname-ue-uchi – Cortar obliquamente para cima24. Naname-shita-uchi – Cortar obliquamente para baixo25. O-naname-ue-uchi – Grande golpe oblíquo para cima26. Ushiro-sumi-tsuki – Golpe oblíquo para trás27. Ushiro-uchi – Golpe para trás28. Ushiro-tsuki-mae-shita-tsuki – Golpes com o punho para baixo, para trás e para a frente


II. Sotai-rensho - Exercícios a dois


A. Kime-shiki – Método de decisão

a) Idori - Movimentos em posição de joelhos


1. Ryote-dori – Segurar os dois pulsos com as duas mãos2. Furi-hanashi – Lançar com força3. Gyakute-dori – Agarre invertido das duas mãos4. Tsukkake – Golpe com o punho ao estômago5. Kiri-kake – Golpe à cabeça com o sabre da mão


b) Tachiai – Movimentos em pé

6. Tsuki-age – Murro para cima (“uppercut”)7. Yoko-uchi – Murro para o lado8. Ushiro-dori – Agarrar os ombros por trás9. Naname-tsuki Cortar a carótida com o sabre10. Kiri-oroshi – Fender a cabeça com o sabre


B. Ju-shiki (Método de suavidade)



« Previous
 
Next »
 

1 comentários:

Unknown | 18 de setembro de 2010 às 22:25 Reply |

Olá meu amigo estou gostando muito de seu blog e até sou seu seguidor e agora passei a ser seu admirador.
Meu você conhece muito sobre Judô.
Olha estou postando em meu blog/site suas postagens mas com fonte sendo sua.
Até quero colocar uma postagem sobre você em meu quadro homenagens.
Se puder me ajudar falando sobre você e me enviando em judofamiliafontes@gmail.com seria o maior prazer para mim.
Agora me ajude ai com a divulgação de meus blogs pois com eles conseguirei patrocinios para minhas filhas judokas.
http://www.judofamiliafontes.com
http://wwwmaisquevencedores.blogspot.com
Obrigado