"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

Itsutsu-no-kata – Formas de “cinco"


Esse kata foi criado por volta de1888 e compreende 05 formas de técnicas sem desiguinações especiais, apenas numeradas de 01 a 05 e baseados no Tenjin-shinyo-ryu (movimentos da natureza).



1. Primeira forma, demonstra o principio que, se racionalizando, o ataque continúo cria uma defesa, mesmo contra uma força maior.


2. Segunda forma, demonstra o princípio do uso da energia do ataque do oponente para se denfender.


3. Terceira forma, demonstra o principio do turbilhão, no qual o circulo interno controla o circulo externo.


4. Quarta forma, demonstra a força das ondas do oceano: a onda puxa tudo que existe na orla para dentro do oceano, sem importar o tamanho.


5. Quinta forma (O Mestre Kano faleceu sem dar o nome a estas formas) , demonstra o principio da existencia: quando energias ilimitadas colidem entre si, uma desiste para evitar a destruição de ambas.
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: