"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

O AIKIDO HOJE: UMA VISÃO GERAL


ecentemente recebi meu exemplar do Aikido Journal 106 e, enquanto o folheava, senti certo orgulho por ele estar sendo publicado continuamente há 22 anos e por ocupar um lugar de importância dentro da comunidade internacional do Aikido. Sem dizer que aprecio muito a cooperação do grupo de Shihan do Aikido que têm dado o seu apoio durante todos esses anos. Tenho também uma grande admiração por nossos leitores, muitos dos quais são sinceramente dedicados ao estudo das artes marciais, integrando este conhecimento aos seus estilos de vida.
Ao mesmo tempo, não posso deixar de lembrar que muitos dos nossos artigos são produzidos por instrutores e praticantes experientes. Talvez, com bastante freqüência, presumamos que nossos leitores têm um certo conhecimento básico, o que inclui, no mínimo, uma ligeira noção do Aikido e a história da Daito-Ryu, familiaridade com os nomes das técnicas principais e uma certa compreensão delas. Mas suspeito que mais e mais dos nossos novos leitores são novatos nas artes marciais e podem estar se achando um tanto quanto perdidos com a profundidade e quantidade de detalhes apresentadas em nossas páginas. Conseqüentemente, decidi reunir as peças numa visão geral do principal enfoque desta publicação – a arte do Aikido. Para aqueles leitores a quem tudo isto será muito “batido”, por favor, perdoem-me.
O Aikido é uma arte marcial japonesa moderna criada por Morihei Ueshiba (1883-1969). É uma arte marcial esotérica que dá grande ênfase em princípios éticos que são incorporados em suas técnicas. Embora Morihei Ueshiba estivesse atuando por mais de vinte anos antes da Segunda Grande Guerra, geralmente o desenvolvimento da arte em sua forma moderna é atribuído aos anos após o fim da guerra.
As raízes técnicas do Aikido derivam, em sua maior parte, da Daito-Ryu Aikijiujitsu. Este jiujitsu originou-se, por sua vez, das várias tradições herdadas dos guerreiros do clã Aizu. O currículo da Daito-Ryu foi modernizado e disseminado por Sokaku Takeda a partir do final do século 19 e diz-se que foi ensinado a cerca de três mil pessoas. Morihei Ueshiba foi um dos principais alunos de Takeda e o sucesso anterior ajudou a inspirar um renascimento do interesse na escola Daito-Ryu.
Ueshiba foi também grandemente influenciado por Onisaburo Deguchi (1871-1948) da seita religiosa Omoto. O fundador do Aikido absorveu grande parte dos ensinamentos da religião Omoto e a visão do universo em harmonia dinâmica de Ueshiba emparelha-se às raias da religião.
O Aikido experimentou um rápido crescimento em popularidade, tanto no Japão como no exterior, no princípio da década de 50. Ueshiba, que naquele tempo já estava com mais de 70 anos, não foi o maior participante na disseminação do Aikido pós-guerra. O crédito pela rápida divulgação do Aikido deve-se, primeiramente a personalidades como Koichi Tohei, Gozo Shioda, Minoru Mochizuki, Kenji Tomiki e Kisshomaru Ueshiba.
Estas figuras centrais são também responsáveis pelo desenvolvimento dos principais estilos de Aikido da atualidade. O pedigree de praticamente todas as escolas de Aikido pode ser rastreado de volta a pelo menos um desses professores pioneiros. Vamos agora voltar nossa atenção para as cinco maiores linhas do Aikido que estão baseadas nos ensinamentos desses mestres supra referidos.
Primeiro, o Aikikai Hombu Dojo. O “Hombu Dojo”, como é conhecido por dezenas de milhares de praticantes pelo mundo, é a continuação direta do Kobukan Dojo, a escola de Ueshiba antes da guerra. É de longe a maior de todas as organizações de Aikido, com milhares de escolas filiadas por todo o mundo. A escola principal é presidida pelo segundo Doshu (lit. “Líder do Caminho”) Kisshomaru Ueshiba (nascido em 1921), o terceiro filho do fundador. O sucesso anterior do Aikikai, e sua disseminação internacional, é devido principalmente, aos esforços de Koichi Tohei (leia entrevista) e outros shihan do Aikikai. Tohei fez visitas freqüentes ao Havaí e aos Estados Unidos (continental) e é também autor de uma série de livros populares que foram traduzidos para as principais línguas européias.
Na seqüência da morte do fundador em 1969, seu filho Kisshomaru, assumiu a liderança do Aikikai, e Tohei desligou-se da organização em 1974. As principais contribuições do Doshu foram na área da administração no crescimento da arte e a modificação e simplificação do currículo técnico. No Aikikai, as técnicas e os métodos de ensino usados pelo fundador foram afastadas em prol de abordagens pedagógicas mais modernas. O Aikikai enfatiza pouco o lado marcial das técnicas do Aikido, favorecendo, ao invés disso, o foco na arte como uma disciplina para o auto-aprimoramento com o objetivo de desenvolver membros produtivos para a sociedade.
Além da sua larga base de alunos, o Aikikai conta com o apoio de vários e proeminentes grupos econômicos e instituições políticas. Estas relações com a elite da sociedade japonesa remontam aos anos antes da guerra quando Morihei Ueshiba contava, entre seus alunos e patrocinadores, com muitas figuras do mundo político, militar e econômico.
O Aikikai produziu também muitos dos principais Shihan que atuam sob supervisão e que têm muitos e próprios seguidores. Figuras tais como Shigenobu Okumura, Morihiro Saito, Sadateru Arikawa, Hiroshi Tada e Shoji Nishio ocupam o primeiro time. Ausentes desta pequena lista estão Rinjiro Shirata, Kisaburo Osawa e Seigo Yamaguchi que já faleceram. A próxima geração de instrutores inclui nomes como Masatake Fujita, Seishiro Endo, Seijuro Masuda, Masando Sasaki, Norihiko Ichihashi e Nobuyuki Watanabe. A esta lista deve-se acrescentar o nome de Moriteru Ueshiba, o filho de Kisshomaru, que é o atual Doshu. Moriteru viajou muito como um embaixador do Aikido e também escreveu vários livros sobre a arte.
O Aikikai fundou uma organização chamada International Aikido Federation (IAF) em 1976, em meio a muitos festejos. A IAF adotou uma estrutura piramidal complicada e um elaborado conjunto de regulamentos. Entretanto, a federação falhou em se estabelecer como uma entidade apartada do Hombu Dojo e no final afundou. Embora a IAF continue a existir em nome, nunca conseguiu qualquer influência política real.
Nos últimos anos, o Aikikai adotou uma postura bastante maleável administrativamente falando. Em conseqüência, vários grandes grupos independentes que, por uma razão ou outra haviam se separado do Hombu Dojo foram aceitos de volta, após anos de isolamento.
A Aikido Yoshinkan é considerado o segundo maior grupo de organizações de Aikido em termos de número de praticantes. Esta escola começou com Gozo Shioda (1915-1994) no princípio da década de 50. Shioda era um dos principais alunos de Ueshiba antes da guerra e seu estilo é caracterizado por sua técnica efetiva, semelhante ao jujutsu e uma metodologia de ensino bem definida. Shioda escreveu vários livros sobre Yoshinkan Aikido e fez muitas viagens ao exterior.
Assim com o Aikikai, a Yoshinkan é bem relacionada com os círculos políticos e econômicos e isto tem sido um fator positivo em seu crescimento. Atualmente, o controle político está nas mãos de seu Grupo de Diretores. O Shihan mais importante que se seguiu à morte de Shioda é Kiyoyuki Terada. Outros professores conhecidos são Kyoichi Inoue, Takefumi Takeno, Tsutomu Chida e Hiromichi Nagano.
A Yoshinkan criou a IYAF – International Yoshinkai Aikido Federation – em 1990. Em contraste com o Aikikai, a Yoshinkan adotou uma estrutura difusa, não hierárquica para a sua organização e tem sido bem sucedida em receber uma corrente contínua de dojos independentes em sua rede.
Shinshin Toitsu Aikido é a organização fundada por Koichi Tohei em 1974, à época de sua separação do Aikikai. Freqüentemente conhecida como “Ki Society”, como o nome diz, este grupo enfatiza o conceito de ki como a força dinâmica do Universo. Este princípio do ki norteia a prática das técnicas do Aikido que integram o currículo da Ki Society. O grupo de Tohei inclui também técnicas de cura através do ki como parte de seus ensinamentos. Possui uma rede de dojos por todo o Japão e muitos ramos no exterior. O controle central é o do Headquarters Dojo, situado em Shinjuku, próximo do Aikikai Hombu Dojo.
Tohei é o autor de numerosos livros sobre Aikido e assuntos correlatos ao ki e é uma das figuras do Aikido mais conhecidas internacionalmente. Como mencionado acima, seu papel na recente disseminação do Aikido no Japão e no exterior enquanto ainda era integrante do Aikikai foi decisiva. Entretanto, por causa da acrimônia que rodeou a sua partida da organização principal, o nome de Tohei foi banido dos anais da história do Aikikai e, como resultado, muitos praticantes hoje nunca ouviram falar dele.
Vamos voltar nossa atenção para o Tomiki Aikido. Os princípios e a prática do Aikido deste grupo se baseiam nos ensinamentos de Kenji Tomiki (1900-1979). Tomiki era um dos alunos mais antigos de Ueshiba e um judoca altamente respeitado antes de ser apresentado ao Aikido. Era também um homem muito instruído e graduou-se em uma das escolas de ensino superior de maior prestígio no Japão: a Universidade de Waseda.
Tomiki se tornou professor em sua alma mater depois da guerra e foi onde desenvolveu suas teorias singulares sobre o Aikido que foram largamente influenciadas pela filosofia de Jigoro Kano, o fundador do Judô. Tomiki criou séries de técnicas e regras que permitiram ao Aikido ser praticado como esporte. Sua idéia era dar aos alunos um meio de medir objetivamente seu progresso através da competição aberta.
Tomiki escreveu largamente a respeito de suas teorias em numerosos livros e ensaios. Desenvolveu grupos de seguidores no Japão e no exterior que incorporam a competição em seu treinamento. Mas a abordagem de Tomiki, entretanto foi categoricamente rejeitada pela maior parte da comunidade aikidoista, que considerou suas teorias como sendo diametralmente opostas aos ensinamentos do fundador Ueshiba.
Competições nacionais e internacionais se realizam entre os dojos de Tomiki Aikido regularmente e a filiação ao grupo tem crescido rapidamente em compasso com o sucesso generalizado do Aikido. As figuras de maior destaque dentro do Tomiki Aikido são Tetsuro Nariyama e Fumiaki Shishida e a administração está nas mãos do Grupo de Diretores da Japan Aikido Association.
A outra maior escola de arte é chamada de Yoseikan Aikido. Foi fundada por Minoru Mochizuki (1907), outro antigo aluno de Ueshiba e um judoca bem sucedido. Mochizuki foi enviado para estudar no Kobukan Dojo de Ueshiba por Jigoro Kano em 1930. Além de Aikido e Judô, Mochizki também estudou Katori Shinto-Ryu Bujutsu e Karate. A inovação de Mochizuki foi ter desenvolvido uma arte composta, incorporando elementos de todas as escolas que estudou. Como resultado, o Yoseikan Aikido tem um vasto currículo técnico, que leva muitos anos para dominar.
Mochizuki é também bastante teórico em sua abordagem e escreveu muitos ensaios abrangendo uma vasta gama de assuntos relacionados às artes marciais. Representou também um importante papel na divulgação internacional do Aikido. Mochizuki tem o crédito de ser a primeira pessoa a ensinar Aikido no exterior, tendo passado dois anos na França a partir de 1951, onde ensinou Judô e Aikido.
A Yoseikan tem poucos seguidores na Japão, mas é forte na Europa, especialmente na França. Tem também um pequeno mas dedicado grupo na América do Norte.
Embora a lista acima cubra a maioria dos estilos de Aikido praticados hoje, há vários grupos menores e independentes que merecem menção. O Tendokan Aikido fundado por um antigo instrutor do Aikikai chamado Kenji Shimizu tem um forte dojo em Tóquio e um grande grupo de seguidores na Europa, principalmente na Alemanha. Shimizu é também o co-autor de um best-seller intitulado Zen and Aikido.
Takashi Kushida, um antigo instrutor de Yoshinkan, está em atividade na América do Norte operando uma organização chamada Yoshokai, com muitos dojos afiliados. O Seidokan Aikido foi fundado pelo falecido Rod Kobayashi, antes da Ki Society, e tem um forte contingente de escolas, principalmente no oeste dos Estados Unidos. Shizuo Imaizumi, estabelecido em Nova Iorque é também um antigo instrutor do Aikikai e da Ki Society que hoje lidera um grupo conhecido como Shin Budo Kai.
Existem muitas organizações independentes na Inglaterra, França, Alemanha e Escandinávia. Vários desses grupos europeus se recusaram expressamente a se filiarem a qualquer autoridade japonesa devido a experiências negativas passadas.
Meu maior temor ao escrever tudo isto é o de, talvez, ter negligenciado menção a certas personalidades importantes. Sou realmente responsável por isso e me desculpo antecipadamente se ofendi alguém. A arte tem crescido de tal modo que é praticamente impossível para alguém se manter a par de todos os maiores acontecimentos. É este florescimento constante do Aikido que está conduzindo a vida de milhares de pessoas, tocando-as de forma positiva em seu envolvimento o que tem, em retorno, trazido níveis sempre crescentes de enriquecimento para a arte.

Traduzido por Emi Yoshida, dojo central Instituto Takemussu www.aikikai.org.br
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: