"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

DEFINIÇÃO DO JUDO UNDO E JUDO BUDO



BUDO (arte marcial) Budo-Judo = Judo marcialUndo (esporte) Undo-Judo = Judo esportivo “Em Judo a palavra Budo designa particularmente a auto-defesa, isto é, o Judo estudado como arte marcial; ao passo que o Undo-Judo é o Judo estudado como educação física. Assim, nas escolas, estuda-se o Undo-Judo, ao passo que no exército ou na polícia é o Budo-Judo”. (carta de Ishiro Abe, 7.º dan de Judo).
Os campeonatos são do âmbito exclusivo do judo esportivo; representam a expressão máxima do Judo esportivo pela sua característica; esporte de combate, combate desportivo, combate convencional, por oposição a arte marcial que visa o combate real. Os katas também são treinados no judô desportivo, mas apenas para exame de grau superior. O Sensei Tomiki deu uma palestra-demonstração por volta de 1940 no Kodokan, ele disse que o Judo estava sendo arruinado. De acordo com a teoria de Tomiki, há dois tipos de Judo, o Judo Rikaku Taisei e o Kumitaisei. Ele sentiu que apenas um tipo de Judo (o Kumitaisei) estava sendo praticado no Kodokan. Eles se seguram entre si pelos braços enquanto praticando o Judo, mas quando os dois oponentes são separados, as técnicas simplesmente não funcionam. Portanto, é necessário praticar ambos Judo e Aikido para dominar o verdadeiro Judo. Essa era a teoria de Tomiki. Sensei Tomiki afirmava que o Judo moderno era apenas metade do Judo verdadeiro, abaixo veremos essas diferênças.

CLASSIFICAÇÃO DAS TECNICAS UNDO-JUDO
RANDORI WAZA Técnicas de combate desportivo


NAGE WAZA Técnicas de projeções
FUNDAMENTAL
UKEMI WAZA (amortecimento)
KUZUSHI WAZA (desequilibrio)
TACHI WAZA (Técnicas em pé)
TE WAZA (Técnicas de mãos)
KOSHI WAZA (Técnicas de quadril)
ASHI WAZA (Técnicas de pé)
SUTEMI WAZA (Técnicas de sacrifícil)
MA SUTEMI WAZA (Frontal)
YOKO SUTEMI WAZA (Lateral)

KATAME WAZA Técnicas de controle
FUNDAMENTAL
KUZUSHI WAZA (desequilibrio)
OSAEKOMI WAZA (Imobilizações)
SHIME WAZA (Estrangulamentos)
KANSETSU WAZA (Chaves nas articulações)
KATAS (Formas tradicionais) treinado apenas para exame de grau superior.



CLASSIFICAÇÃO DAS TÉCNICAS
BUDO-JUDO
SHINKEN SHOBU WAZA
Técnicas de combate real

ATEMI WAZA Técnicas de golpes em pontos vitais
UDE ATE Ataque com os braços
ASHI ATE Ataque com as pernas

KATAME WAZA Técnicas de controle
OSAEKOMI WAZA
(Imobilizações em pé e no chão)
KANSETSU WAZA Técnicas de luxações
(luxações em pé e no chão)
NAGE WAZA Técnicas de projeções
(Randori Waza)
KATAS (Formas tradicionais)
BUKI WAZA (Armas)
KEN JITSU (Espada)
BO JITSU (Bastão)
TANTO JITSU (Punhal)

“ Há no judo sete Katas cujos processos podem evidentemente ser empregados como técnicas de auto-defesa. Mas muitos movimentos, como os de Kime-no-kata (kata de decisão) e Seiryokuzenyokokumintaiiku (kata de boa utilização da energia física educativa do povo) não podem ser utilizadas em randori porque constituem verdadeiramente processos de arte marcial”. (Keni tomiki, 7.º dan de Judo, 8.º dan de Aikido, in revista do Kodokan).
“A Kime-no-kata (formas de self-defense) também chamada Shinken-shobu-no-kata (formas de combate real) foi concebida para o combate real”.
(Illustrated Kodokan Judo. Edição do Kodokan).
« Previous
 
Next »
 

2 comentários:

A pessoa quando gosta de uma coisa e se há possibilidade de pesquisar e praticar profundamente, haverá uma evolução infinita(porque não há como chegar ao seu fim) pois haverá sempre alguma coisa a mais para acrescentar, pois aprendendo com mestres, alunos e a natureza amplia seus conhecimentos.

Judo com técnicas de espada , bastão e punhal ???!!!

Olha , como gostaria de encontrar algum professor idealista e conhecedor dessas técnicas esquicas do Judô.