"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

JUDO NO KATA PARTE TRÊS

Nage-no-kata

É o primeiro kata do judô; compõe-se de quinze projeções divididas em cinco grupos de técnicas: TE-WAZA (uki-otoshi, ippon-seoi-nage, kata-guruma), KOSHI-WAZA (uki-goshi, harai-goshi,tsurikomu-goshi), ASHI-WAZA (okuriashi-harai,sasae-tsurikomi-ashi, uchimata), MA-SUTEMI-WAZA (tomoe-nage,ura-nage, sumi-gaeshi), YOKO-SUTEMI-WAZA (yoko-gake,yoko-guruma, uki-waza)
Os dois judocas executam com extrema seriedade, concentração mental é muito importante. Inicialmente cumprimentam o joseki ou shomen (lugar de honra, mesa central) na posição de tati-rei, voltando em seguida um para o outro para se saudarem mutuamente em za-rei, levantam-se e avançam um passo iniciando com o pé esquerdo.
Em seguida partindo em ayumi-ashi avançam um para o outro e inicia-se o kata. Todas as projeções são feitas para o lado direito e esquerdo do uke. Voltado para o shomen, o tori fica à esquerda e o uke à direita.
Normalmente em sutemi-waza, o uke se levanta por zempo-kaitem-ukemi, exceto no ura-nage e yoko-gake.

1-técnicas de mãos (TE WAZA)

Uki O Toshi






Ippon Seoi Nage






Kata Guruma







2 técnicas de quadril (KOSHI WAZA)

Uki Goshi







Harai Goshi







Tsuri Komi Goshi









3- técnicas de pés (ASHI WAZA)


Okuri Ashi Barai








Sasae Tsuri Komi Ashi








Uchi Mata








4- técnicas de sacrifício frontal (MASUTEMI WAZA)

Tomoe Nage







Ura Nage








Sumi Gaeshi







5- técnicas de sacrifício lateral (YOKOSUTEMI WAZA)

Yoko Guruma






Yoko Gake






Uke Waza
« Previous
 
Next »
 

1 comentários:

Anônimo | 22 de julho de 2007 às 15:27 ¿Responder? |

Parece que temos neste blog uma verdadeira enciclopédia sobre as técnicas de Kano Jogoro!
Um excelente trabalho, Elton.