"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano
Onde está Kano?
No número 149 da Tatame, revista especializada em Jiu-jitsu e MMA, foi feito uma reportagem de título "o legado do judô', escrito por Eduardo Ferreira, nela o jornalista escreve : "nomes como Takeo Yano, Geo Omori, Ryuzo Ogawa e Gomi, que surgiram MAIS A LINHA DE JIGORO KANO, chegaram a participar de diversos desafios.Takeo Yano , por exemplo, foi extremamente importante para divulgação do judô em todo o Brasil, pois ao contrário de conde Koma, que se fixou em Belém, Yano percorreu o país lutando (lutou com George e Hélio Gracie inclusive)e formando faixas-pretas."
Me pergunto, que linha seria essa?
Colocaram uma foto classica de 1906, lá estão os maiores mestres de jujutsu tradicional junto de Jigoro Kano, são vinte grandes mestres de vários ryus, em baixo da foto estão os nomes dos mestres e seus ryus(escolas), todos os nomes estão trocados, fizeram uma grande confusão, até aí tudo bem, errar é humano não?
Mas fazer uma matéria sobre um assunto, ou um personagem e não saber de quem se trata já é até uma tremenda falta de respeito.
colocaram um circulo vermelho sobre Imai Kotarō (centro da foto) e o chamaram de Jigoro Kano, nome em baixo escrito em vermelho!
É por essas e outras que, existe uma grande confusão sobre judô, jujutsu e brasilian jiu-jitsu em nosso país, não acho que o jornalista fez por maldade, mas é uma revista de grande circulação em nosso país, já se fala tanta besteira sobre Maeda ser originário de uma escola de jujutsu tradicional que ninguém sabe qual é, que o judô é um falso jujutsu para enganar europeus e outras mais que não vale a pena comentar,não saber que foi Jigoro Kano era só oque faltava...
DAI NIPPON BUTOKOKAI
("Association of Martial Virtues of the Great Japan")
("Associação das Virtudes Marciais do Grande Japão"
JŪDŌ KATA SEITEI IIN.
("Members of the Commitee to Establish the Jūdō Kata")
("Membros do Comitê para Estabelecer os Jūdō Kata")
(Sitting - from right to left) / (Sentados - da direita para esquerda)
YŌSHIN RYŪ - Hiratsuka Katsuta.
TAKENOUCHI SANTŌ RYŪ - (Kyōshi) Yano Kōji.
SEKIGUCHI RYŪ - Sekiguchi Jūshin.
YŌSHIN RYŪ - (HANSHI) Totsuka Eibi (Kōdōkan's rival in 1886).
KŌDŌKAN - (HANSHI) Kanō Jigorō.
SHITEN RYŪ - (HANSHI) Hoshino Kūmon.
YŌSHIN RYŪ - Katayama Takayoshi.
KYŪSHIN RYŪ - (Kyōshi) Eguchi Yazo.
MIURA RYŪ - Inazu Masamizu.
- - - - - - - - - - (Standing - from right to left) / (De pé da direita para esquerda)
KŌDŌKAN - (Kyōshi) Yamashita Yoshiaki.
KŌDŌKAN - (Kyōshi) Isogai Hajime.
KŌDŌKAN - (Kyōshi) Yokoyama Sakujirō.
KŌDŌKAN - (Kyōshi) Nagaoka Shūichi.
TAKENOUCHI RYŪ - Takano Shikatarō.
FUSEN RYŪ - (Kyōshi) Tanabe Matauemon (Kōdōkan's rival in 1886).
TAKENOUCHI RYŪ - (Kyōshi) Imai Kotarō.
KŌDŌKAN - (Kyōshi) Satō Hōken.
TAKENOUCHI RYŪ - (Kyōshi) Ōjima Hikosabur!.
SEKIGUCHI RYŪ - Tsumizu Mokichi.
SŌSUISITSU RYŪ - (Kyōshi) Aonagi Kihei.
KYŌTŌ-SHI OBUTOKUKAI HONBU
("Butokukai HQ in Kyōtō")
("Sede Butokukai em Kyōtō")
MEIJI 39-NEN 7-GATSU 24-NICHI
("1906 year, 7th month, 24th day")
("1906 ano, 7º mês (Julho), 24º dia")
Imai Kotarō na reunião de 1906 com Jigoro Kano (ao centro).
onde está wally ?
2 comentários:
Olá Elton, enviei um email para os editores da Tatame informando o erro, descobri seu maravilhoso blog depois que escrevi esse artigo sobre a origem do Jiujitsu:
http://www.milfont.org/gladiatorium/2008/a-verdadeira-historia-do-jiujitsu/
Caro Elton,
eu colaborei na materia da Tatame e os alertei p/ a necessidade de se publicar uma errata. Quanto as estorias inventadas sobre a origem de Mayeda e do Bjj, vc esta correto. Por isso mesmo este topico faz parte da minha tese de doutorado aqui em Toronto.
abracos,
Tufy
Postar um comentário