"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

Formas de andar e deslocamentos do corpo


(Foto, Kano demonstrando o desequilíbrio)
Os movimentos para trás, para frente e para os lados, são chamados de Shintai. Quando em movimento, os pés devem deslizar. A forma natural de andar é chamada de Ayumi-Ashi.
A forma mais utilizada, quando em confronto com um oponente é chamada de Tsugi-Ashi. Quando um dos pés desloca-se, o outro segue seu movimento sem nunca ultrapassá-lo.
Os passos devem ser curtos e os pés nunca devem tocar-se. O movimento pode ser realizado para frente, como para trás, assim como lateralmente ou em diagonal.
Tai-Sabaki é o termo utilizado para designar o controle do copo. Envolve movimentos de rotação que devem ser rápidos e naturais. O corpo deve mover-se com suavidade, mantendo-se sempre o equilíbrio. O domínio do Tai-Sabaki é a chave para a perfeita execução das técnicas de quedas.
Tai-Sabaki consiste dos seguintes movimentos básicos:
MAE SABAKI: um dos pés avança seguido imediatamente pelo outro; colocando-se em um ângulo de 90º em relação ao adversário.
USHIRO SABAKI: a posição é modificada através do recuo de um dos pés e pelo giro do outro, colocando-se em um angulo de 90º em relação ao adversário.
MAE-MAWARI SABAKI: a posição é mudada através do avanço de um dos pés em diagonal, pelo seu giro e pelo deslocamento do outro até colocar-se em um angulo de 180º em relação ao adversário.
Desequilíbrio – Kuzushi
O desequilíbrio é vital para a utilização eficiente da força. É um importante fator na execução das técnicas de quedas. Quando um oponente está desequilibrado, fica impedido de utilizar toda a sua força, perdendo assim o controle sobre si mesmo.
O desequilíbrio é conseguido basicamente, empurrando-se e puxando-se o adversário; não só com os braços, mas com a utilização de todo o corpo. Existem oito formas ou posições de desequilíbrio. É indispensável seu entendimento e utilização para o aprendizado das técnicas de JUDÔ.
Para Frente Para Trás
Lado Direito Lado Esquerdo
Para Frente Para Frente
Diagonal Direita Diagonal Esquerda
Para Trás Para Trás
Diagonal Direita Diagonal Esquerda
Se o oponente empurrar, ceda, puxando-o, aplicando seu kuzushi. Se o oponente puxar, empurre-o.
Fases da Projeção
Para executar uma técnica de projeção, são necessárias três fases distintas:
Desequilíbrio – kuzushi
Posicionamento -Tsukuri
Aplicação – Kake
A primeira fase é a de desequilíbrio. A segunda é a de posicionamento, quando, quem executa a projeção, coloca-se na posição necessária a execução da terceira fase.
A terceira fase é a da aplicação. Sem um bom Tsukuri, não se consegue uma boa aplicação, Kake, da técnica. Podendo causar danos musculares ou as articulações e ossos.
Portanto sem um bom Tsukuri não se consegue derrubar um adversário mais forte. Os iniciantes devem concentrar-se no aprendizado de Tsukuri antes do Kake.
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: