"A meta final do JUDÔ KODOKAN é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espírito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana" "Nada sob o céu é mais importante que a educação. Os ensinamentos de uma pessoa virtuosa podem influênciar uma multidão; aquilo que foi bem aprendido por uma geração pode ser transmitidas a outras cem." Jigoro Kano

Artes Marciais por Bruce Tegner 1977


Artes Marciais

O termo "artes marciais", conforme é usado atualmente, abrange uma ampla gama de atividades derivadas dos antigos estilos asiáticos de combate corpo-a-corpo. Seria lógico incluir os estilos europeus e americanos de boxe , esgrima e arco e flecha entre as artes marciais. Afinal, também derivam de antigas técnicas de combate. Mas o no uso corrente, somente as formas de luta asiáticas estão incluidas nas artes marciais.
Há uma considerável controvérsia a respeito das origens e história das artes marciais. Há registros de métodos de luta similares sendo praticados em diversos países pelo menos desde 2000 A.C. Mas considéra-se que as técnicas especificamente asiáticas chegaram a China através da India eTibé.
Da China, o conhecimento de várias formas de combate sem armas estendeu-se a outras regiões asiáticas. embora o Japão possa ter sido o último país asiático a adquirir as arte3s marciais, com exeção do kung-fu, são as formas japonesas que se tornaram mais populares e mais amplamente praticadas no mundo ocidental.
Um grande número de sistemas de luta divérsos que se desenvolveram no Japão é conhecido pelo termo genérico de Jiu-jitsu. Entre os sistemas de Jiu-jitsu, há dezenas de estilos principais. Se contarmos também os subestilos, existem literalmente centenas de tipos difeferentes de Jiu-jitsu. Não é correto refrir-se a qualquer um como o autêntico ou oficial. Simplismente não existe nenhuma forma padronizada de Jiu-jitsu.
As diferenças estilísticas são encontradas em todas as formas das artes marciais e de seus equivalentes europeus.
As diferenças estísticas podem ser tão sutis que só se tornam patentes para os que possuem esperiência nesse campo. Ou quando são substantivas a observação da atividade e a comparação com uma forma variante são as únicas maneiras de se adquirir informações corretas sobre o estilos.

Jiu-jitsu e Judô

Na década de 1880, o Dr. Jigor Kano, educador japonês e intusiasta do esporte, introduziu um novo estilo de Jiu-jitsu. O Dr Kano eswtudara e classificara muitos dos antigos métodeos de Jiu-jitsu e selecionara técnicas de diverssos estilos. Chamou essa nova sintese de Judô.
O novo Jiu-jitsu do Dr Kano tinha duas formas didtintas. Uma forma abrangia as técnicas de queda e imobilização. Essa forma evoluiu para o esporte moderno que conhecemos como Judô..O Judõ é reconhecido e praticado como um esporte no mundo interiro, sendo uma das modalidades oficial de competições das olimíadas..A outra parte do Judô do Dr Kano consistia nas técnicas de gopear com as mãos e os pés, em combinação com agarramentos e chaves para imobilização. Embora o Dr Kano fizesse uma distinção clara entre Judô para esporte e Judô para autodefesa, era um tanto confuso usar um único termo para duas atividades diferêntes. A parte do Judô do Dr Kano que ele chamou de Judô de autodefesa voltou a ser conhecida como Jiu-jitsu.
« Previous
 
Next »
 

0 comentários: